Armazenamento de medicamentos: Manoel Conde Neto entende que é importante ter cuidado com esses produtos

0
0
Manoel Conde Neto
Manoel Conde Neto

Você já parou para pensar na logística de armazenamento nas farmácias? O fundador da Farma Conde, Manoel Conde Neto, pensa que o profissional farmacêutico deve ter conhecimento pleno acerca de como deve ser feito o armazenamento de medicamentos, isso porque, podem impactar na sua validade e consequentemente no bem-estar dos consumidores. Pensando nisso e na necessidade de utilizar boas práticas para estocar e administrar o armazém de farmácias, leia o artigo até o final e compreenda melhor o assunto.

Sabemos que o processo de estocagem de medicamentos difere muito da estocagem de alimentos, mesmo que ambos tenham relação direta com a saúde humana. Como assimila Manoel Conde Neto, se um medicamento possui seu estado alterado, pode se tornar inativo e nocivo à saúde e o impasse disso está na dificuldade de reconhecer essas avarias nestes produtos. Sendo assim, é importante que o profissional da área execute seu trabalho com responsabilidade e atenção.

De início, é importante sabermos que dentre as boas práticas de armazenamento, está o fator das condições de higiene e proteção contra insetos, roedores e outros. Na visão do empresário, o armazenamento engloba um conjunto de ações em prol da qualidade dos produtos, sendo assim é fator crucial manter o ambiente limpo, protegido da luz solar direta, umidade e calor. Com isso, é possível que a integridade dos medicamentos seja preservada até o consumo dos pacientes. 

Outro fator de fundamental importância é a organização do lugar e do posicionamento dos medicamentos no armazém, que deve ser estratégico para otimizar o atendimento. Dessa forma, como entende Manoel Conde Neto, é necessário que os medicamentos sejam alocados em ordem por indicação, levando em consideração as especificações do fabricante, de modo que facilite a sua identificação e rastreabilidade. Confira abaixo como funciona o armazenamento para diferentes tipos de medicação:

Medicamentos imunobiológicos

Esses tipos de medicamentos englobam as vacinas e os soros, e por isso, devem receber uma atenção especial quanto à temperatura. No que diz respeito ao seu manuseio, o empresário menciona que esses medicamentos devem receber prioridade tanto no estoque quanto na liberação para distribuição. É de extrema necessidade que o local de armazenagem seja um equipamento frigorífico que tenha refrigeradores, freezers e câmaras frias. 

Medicamento de uso controlado

Por serem medicamentos com características específicas, seu armazenamento deve ter segurança máxima e sua área deve ser extremamente restrita. Para esse tipo de medicamento, como assimila Manoel Conde Neto, o local deve ser isolado dos demais, onde somente o farmacêutico responsável do almoxarifado pode ter acesso. Vale lembrar que os registros de entrada e saída desse tipo de medicamento devem ser feitos conforme legislação sanitária específica. 

Medicamentos termolábeis 

Caso você não saiba, esses medicamentos não podem de maneira alguma sofrerem por modificações excessivas de temperatura. Para o fundador da Farma Conde esse local deve ter um local de estocagem com temperatura constante que circunde os 20°C, sendo que as medicações devem ser feitas periodicamente, com registros escritos. Além disso, é essencial que haja sistemas eficientes que detectem se há falhas nos equipamentos de condicionamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here