Entretenimento

Frio chegando e São Paulo terá tendas para pessoas que vivem nas ruas

A Prefeitura de São Paulo começou a instalar tendas para atender pessoas que vivem nas ruas durante o frio

As pessoas que vivem nas ruas São Paulo, terão tendas para enfrentar o período do frio intenso que está chegando. A Operação Baixas Temperaturas vai instalar abrigos para atender aos vulneráveis. A expectativa é que as próximas madrugadas sejam bastante frias abaixo de 13º Celsius.

No local, haverá colchões e cobertores e oferta de jantar. Protocolo semelhante foi lançado para 645 prefeituras paulistas. Inicialmente, a instalação será na Estação Pedro II, da Linha Vermelha do Metrô.

O espaço tem capacidade para 100 pessoas. Tendas foram organizados em vários locais de São Paulo, segundo a Prefeitura de São Paulo. Haverá espaço para pelo menos 400 pessoas.

Ação

Levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População de Rua, divulgado em janeiro, mostra que em 2022, havia mais de 48 mil pessoas em situação de rua em São Paulo. No estado de São Paulo, são mais de 80 mil pessoas. No país, mais de 192 mil pessoas nessa situação, segundo o estudo.

Em 30 de abril, será lançado o decreto Operação Baixas Temperaturas com os detalhes das ações. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, é uma parceria com o Metrô, Defesa Civil e o Fundo Social de São Paulo.

As ações devem se estender para as praças Marechal Deodoro e da República, no centro, e na Praça Cid José da Silva Campanella, na Mooca, zona leste.

Em 2022, a Prefeitura de São Paulo também lançou a iniciativa. Na ocasião foram abertas 22 mil vagas em abrigos para moradores de rua.

Anualmente, o município de São Paulo executa o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas na tentativa de reduzir os impactos e riscos das baixas temperaturas sobre a saúde da população em situação de rua.

A ações ocorrem quando os termômetros marcam uma temperatura igual ou inferior a 13°, por meio de uma série de atendimentos realizados em tendas montadas especialmente para este fim.

A operação nas tendas ocorre a partir de alertas feitos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas e pela Defesa Civil.

As tendas

Nas tendas são oferecidos:

  • Sopas, chocolates quentes, chás e água, por meio de contratação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC);
  • Cobertores, por parte de Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS);
  • Atendimentos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e do Consultório na Rua (SMS);
  • Ônibus da SPTRANS para o traslado das pessoas em situação de rua até os locais de acolhimento da rede socioassistencial;
  • Em alguns períodos há oferta de itens de inverno como conjuntos de moletons, meias, toucas e luvas, por meio de contratação da SMDHC.

m 2022, havia mais de 48 mil pessoas vivendo nas em São Paulo. No estado são mais de 80 mil e no Brasil, mais de 192 mil sem-teto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo