Noticias

Categorias base do automobilismo brasileiro que trouxeram grandes nomes para a história do esporte

Você já se perguntou o que os grandes pilotos da história do automobilismo brasileiro possuem em comum? O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte comenta que muitos pilotos campeões e vencedores da Fórmula 1, Indy e grandes nomes da Stock Car originam de categorias nacionais de base, responsáveis por revelar uma série de talentos ao longo das décadas.

Na percepção do entusiasta de veículos e empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, competições como Fórmula Vê, Super Vê, Ford, Chevrolet e Renault deixaram um legado inestimável para o automobilismo brasileiro. Nomes como Emerson Fittipaldi, Tony Kanaan, Nelson Piquet, Felipe Massa, Rubens Barrichello, Gil de Ferran, Helio Castroneves, Ingo Hoffmann, Lucas Di Grassi, entre outros, iniciaram nas categorias de base outrora instaladas no Brasil. 

Confira, a seguir, as principais categorias base do automobilismo brasileiros que serviram como uma categoria-escola para pilotos que marcaram toda uma geração desse esporte: 

Fórmula Vê

Segundo o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, o jornalista Matthias Petrich foi o maior incentivador da criação da categoria no país, na época em que escrevia para a revista Autoesporte e se inspirava nos moldes do que era sucesso nos Estados Unidos e na Europa. A Fórmula Vê durou de 1967 a 1970 e tinha como base a mecânica dos carros da Volkswagen, apesar de não contar com o apoio da montadora. 

Fórmula Super Vê

Apesar da primeira Fórmula Vê não ter contado com o apoio da Volkswagen, o cenário foi diferente entre meados dos anos 70, com o apoio do executivo Wolfgang Sauer, presidente da divisão da montadora no país entre 1973 e 1989. Com ele, nasceu a Fórmula Super Vê (1974 – 1980), responsável por revelar alguns dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro: Nelson Piquet e Ingo Hoffmann.

Fórmula Ford

A Fórmula Ford teve base estabelecida pelo chefe da equipe Willys, Luiz Antônio Greco. O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte esclarece que, com o apoio da montadora norte-americana, essa categoria foi a mais longeva entre as categorias-escola que formaram talentos do esporte, atuando de 1971 até 1996.

Fórmula Chevrolet

O período de sucesso na Europa com a Fórmula Opel fez com que a Chevrolet investisse no automobilismo de base no Brasil. Assim, com grande investimento em marketing esportivo, a montadora se fortaleceu na Stock Car e trouxe a Fórmula Chevrolet ao país entre os anos de 1992 e 2001. Entre os pilotos revelados e de destaque dessa categoria, pode-se citar Felipe Massa, Tony Kanaan, Felipe Giaffone e Ricardo Zonta. 

Fórmula Renault

Por fim, a Fórmula Renault ocorreu entre 2002 e 2006 e foi encabeçada pelo ex-piloto de Fórmula 1 Pedro Paulo Diniz e o saudoso André Ribeiro — vencedor da Fórmula Indy — que, juntos com a montadora francesa, trouxeram a categoria para o Brasil. De acordo com o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, essa categoria foi essencial para formar alguns dos nomes de destaque na Stock Car.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo