O nome da rainha Elizabeth II está em alta nos últimos dias, porque o site Politico publicou planos confidenciais para o funeral da monarca. Contudo, há algo mais antigo e próximo dos paulistanos, já que a soberana compareceu à inauguração da sede do Masp na Avenida Paulista, em 7 de novembro de 1968. Confira as imagens abaixo.

Rainha Elizabeth e Pietro Maria Bardi (1900-1999)Masp/Divulgação

 

Rainha Elizabeth e Tomie Ohtake (1913-2015)Masp/Veja SP

 

A presença da rainha se deu por ocasião de uma visita que ela já estava fazendo ao Brasil. Na instituição, ela se surpreendeu ao ver um quadro de Winston Churchill (1874-1965), importantíssima figura da política britânica e mundial, que foi contemporâneo de Elizabeth II e estava no poder à época do coroamento da monarca.

Rainha Elizabeth IIMasp/Divulgação

 

Monarca na Avenida Paulista: multidão reunidaMasp/Divulgação

 

Movimentação em frente do museu: ansiedade na visita da rainhaMasp/Divulgação

Sobre o Masp: o museu foi criado em 1947, inicialmente estava sediado na rua Sete de Abril, no prédio dos Diários Associados. O conglomerado de mídia era também do fundador da instituição, Assis Chateaubriand (1892-1968). Depois, por um breve período ocupou o prédio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) até seu novo prédio, na Avenida Paulista, construído.