Compreenda melhor as perspectivas para a taxa Selic no mercado financeiro

0
25
Valdir Agostinho Piran
Valdir Agostinho Piran

Você já buscou entender sobre essas perspectivas? Sabe da sua importância e do seu impacto para os investidores? Na visão do empresário Valdir Agostinho Piran, investidor e presidente do Grupo Piran, o crescimento de todos os setores da economia no Brasil possui forte tendência de diminuição neste ano de 2022. Pensando nisso, se você possui interesse no assunto, siga a leitura do artigo até o final e desfrute dos conhecimentos do empresário.

De início é importante entendermos o conceito de Selic, que resumidamente se trata da taxa básica de juros da economia. Sendo assim, caso você não saiba, é a ferramenta fundamental da política monetária usada pelo Banco Central, no controle da inflação. Dessa forma, de acordo com a opinião do empresário Valdir Agostinho Piran, é de extrema necessidade compreender que o BC opera de forma que a taxa Selic esteja de acordo com a meta definida pelo Comitê de Política Monetária do BC (Copom).

Qual a tendência de crescimento para esse ano?

Como é de se esperar, com o fito de equilibrar a inflação que segue em constante aumento, a previsão do mercado financeiro é que até o final de 2022 haja um aumento de 11,5% para 11,75% ao ano. Todavia, conforme definido pelo Copom, a taxa de juros Selic segue, atualmente, em 9,25% ao ano. Ademais, é crucial entender que essa taxa é analisada e questionada pelo comitê a fim de adaptá-la para a realidade da economia brasileira.

Conforme expectativas do mercado financeiro, para o final de 2023 é possível que a taxa básica caia para 8% ao ano. E consequentemente, para 2024, estima-se que a Selic esteja em 7% ano ano. Você deve estar se perguntando o porquê dessa oscilação, e a razão é clara: forte pressão inflacionária, que, na visão do empresário Valdir Agostinho Piran, faz com que o objetivo seja desacelerar a economia e conter a inflação, por meio da desestimulação do consumo, fazendo com que o crédito fique mais caro.

E esse crescimento da taxa Selic, possui impacto no Ibovespa? Na concepção do empresário Valdir Agostinho Piran, diversos setores da economia serão impactados, dentre eles o setor voltado para a tecnologia. Isso porque, esse segmento necessita de acirrados investimentos de capital, para que aumente a clientela, todavia, quando há aumento no juros, esse capital também cresce, trazendo prejuízos econômicos. Interessante, você não acha?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here