Em 2021, o tradicional Festival de Gramado será realizado no formato híbrido: de 13 a 21 de agosto, a maior parte das sessões será transmitida pelo Canal Brasil, na TV, enquanto algumas serão presenciais, com público restrito devido à pandemia. O Globoplay também irá transmitir filmes da programação, seguindo o modelo multiplataforma adotado pelo festival. O acesso aos filmes será gratuito.

Confira alguns destaques da 49ª edição do evento: A Suspeita, de Pedro Peregrino, com Gloria Pires no papel de uma policial; A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira, que conta a história de uma jovem de 13 anos que quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém; Álbum em Família, de Daniel Belmonte, adapta a peça homônima de Nelson Rodrigues; e Carro Rei, dirigido por Renata Pinheiro, cuja trama envolve um jovem chamado Uno, que foi batizado em referência ao carro dentro do qual nasceu.

Gloria Pires: atriz é uma das protagonistas nos filmes do Festival de GramadoDesirée do Valle/Divulgação

Ao todo, são 52 filmes na programação, sendo quatro longas-metragens estrangeiros, sete longas brasileiros, três longas gaúchos, catorze curtas-metragens brasileiros e 24 curtas gaúchos.

Em termos de diversidade territorial, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo estão representados entre os filmes selecionados. Entre os estrangeiros, estão países como Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai. Para mais informações, acesse o site www.festivaldegramado.net.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 11 de agosto de 2021, edição nº 2750