Fernando Siqueira Carvalho, grande amante do setor automobilístico, conta que o esporte é, hoje no Brasil, um dos mais amados. A Fórmula 1 é considerada a categoria mais importante do automobilismo mundial, onde passaram grandes nomes, como Ayrton Senna. No ano de 2021, será disputada a 72ª temporada da história. Veja como tudo começou e como a competição se tornou cada vez maior entre essas sete décadas.

A Fórmula 1 foi criada em 1950, pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). No entanto, a história da categoria remonta ao final do século XIX, quando as primeiras corridas de carros foram disputadas na Europa, divididas em 6 GP´s (Grande Prêmio), no Reino Unido, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália. Mais tarde foi adicionada às 500 Milhas de Indianápolis (Indiana- EUA). Portanto, tornando a Fórmula 1 uma competição mundial.

Fernando Siqueira Carvalho diz que de acordo com alguns historiadores, a primeira corrida teria acontecido na estrada entre Paris e Bordeaux, na França, no ano de 1895. E essa corrida teria tido um percurso de 1200 quilômetros, e durado por 48 horas. Contudo, a grande GP passou a ter esse nome somente em 1901, em uma corrida que aconteceu na cidade de Le Mans, onde foi sediado o Grande Prêmio da França. Apesar de ser considerado como um dos circuitos de corridas mais importantes do mundo, atualmente, Le Mans não recebe a Fórmula 1.

Desde o início, as corridas só foram interrompidas durante as guerras, então os pilotos acabaram participando de corridas no circuito automobilístico de Indianápolis, nos Estados Unidos. Foi por isso que a primeira corrida de Fórmula 1 só foi realizada em 1950, que contou com um público de cem mil pessoas, além do Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a princesa Margareth.

No Brasil, Fernando Siqueira Carvalho conta que a primeira corrida de Fórmula 1 foi disputada em 1972, mas somente no ano seguinte que o GP Brasil passou a fazer parte oficialmente da categoria. O primeiro vencedor de Interlagos foi o brasileiro Emerson Fittipaldi, que corria pela Lotus. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui