Noticias

Gerenciamento de rotina: como implementá-lo na empresa?

Para as empresas que buscam melhorar suas performances e resultados diários, é imprescindível contar com a ferramenta de gerenciamento de rotina. O especialista financeiro Marcio Alaor de Araujo esclarece que se trata de uma técnica de gestão de mercado, voltada para melhoria da equipe quanto a sua qualidade de entregas e desempenho, além de influenciar diretamente na superação dos desafios cotidianos.

Segundo Marcio Alaor de Araujo, sem uma gestão de rotina de trabalho, a empresa pode enfrentar diversas questões como falta de foco, baixa produtividade, redução da qualidade de produtos e serviços, procrastinação, dentre outros. Por isso, é fundamental que a empresa invista em técnicas de gerenciamento de rotina, visando superar essas problemáticas durante o expediente.

Assim, o empresário Marcio Alaor de Araujo reforça que deve-se entender o gerenciamento de rotina como um conjunto de ações e verificações constantes realizada pelos gestores como modo de acompanhar e impulsionar os colaboradores a desenvolverem suas tarefas diárias de modo satisfatório.

E para aplicá-lo de maneira eficaz, é necessário adequar algumas práticas cotidianas:

  • Inicialmente, Marcio Alaor de Araujo comenta sobre a importância de padronizar os processos, de modo que eles sigam parâmetros de velocidade e coesão no período de prática, isso ocasiona um melhor desempenho e confiança da equipe no momento de realizar as tarefas.
  • Outro ponto fundamental está voltado para a definição dos projetos. Nessa etapa, Marcio Alaor de Araujo esclarece que deve-se elaborar, claramente, a programação das tarefas, com seus prazos e objetivos estruturados para alcance de resultados dentro do tempo estipulado. 
  • Para um gerenciamento de rotina eficaz, é necessário dividir os fluxos de rotina por meio de critérios claros e objetivos. Marcio Alaor de Araujo informa também que, para isso, é fundamental descentralizar as ações e delegar as tarefas aos colaboradores, alinhando a rotina individual de cada profissional à programação da companhia. 
  • De acordo com Marcio Alaor de Araujo, o bom resultado de um gerenciamento de rotina somente é possível por meio do acompanhamento e monitoramento constante da execução das atividades e das ações dos colaboradores. Para isso, o gestor deve, mais do que delegar tarefas, acompanhar seus desenvolvimentos e analisar os resultados.

Por fim, Marcio Alaor de Araujo ressalta que, visando otimizar esses processos, o gestor pode contar com ferramentas organizacionais de gerenciamento de rotina (como planilhas, agendas, notas) que auxiliem no fluxo cotidiano interno, tanto para acompanhamento das etapas quanto para elaboração e desenvolvimento de novos projetos e ações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo