Torção testicular é um quadro que afeta mais os jovens, normalmente ocorre antes dos 25 anos, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Ocorre uma torção no cordão espermático, o que ocasiona uma diminuição da irrigação e circulação de sangue na região que pode levar a graves lesões no testiculo.

É preciso ir a um pronto-socorro imediatamente após o surgimento de dores intensas na região e suspeitas de torção. Consultar um urologista também é indicado quando surgem sintomas como dor intensa, inchaço ou sensibilidade aguda na região. Orienta-se a urgência de ir de encontro a um médico, pois se trata de uma emergência médica, em que é necessário realizar o tratamento o quanto antes, em até 12 horas para evitar sequelas.

A principal causa que permeia a torção testicular é de fator genético, onde há um enfraquecimento no tecido que sustenta os testículos, dessa forma, há uma maior facilidade em ocorrer a torção. Além disso, essa lesão pode ocorrer por conta de atividades exageradas que sobrecarregam o órgão, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, como atividaes fisicas, pontapes e em relações sexuais, por exemplo.

Como dito anteriormente, os sintomas são bem claros: dores intensas e inchaço na região, sensibilidade extrema, há também a elevação de um testiculo em comparação ao outro, sintomas de náuseas, vômitos e febre, dor na região da virilha e dor ao realizar a micção. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível, avulta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo. Após a análise clínica é feita uma distorção manual, realizada pelo médico especialista, se o problema não se findar, é necessário a realização de uma cirurgia de caráter imediato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui