Uma das Maravilhas da Engenharia construídas no século é o arquipélago Palm Islands. Fernando Siqueira Carvalho, grande apreciador de importantes construções, diz que o arquipélago é formado por três ilhas artificiais em forma de palmeiras: a Palm Jumeirah , a Palm Jebel Ali e a Palm Deira.

As ilhas artificiais, maiores do mundo e com os maiores projetos que já se viu, se encontram em Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Foram projetadas para receber grandes estruturas residenciais e comerciais de altíssimo padrão, a fim de alavancar ainda mais o turismo e investimento na região e é o maior projeto de ilhas artificiais em todo o mundo. O extraordinário plano era construir uma cidade na ilha, com centros comerciais, restaurantes, hotéis, apartamentos e casas.

Fernando Siqueira Carvalho diz que a economia do país é baseada na extração de petróleo, mas que se findará em breve. Então, com a perspectiva de ver o turismo como uma saída financeira e garantir pelo menos de 5 milhões para 15 milhões de visitantes por ano, a construção dessa pequena expansão territorial se revelou. A primeira ilha que compõe o arquipélago, a Palm Jumeirah, aumentou em 56 km a costa de Dubai, que era de apenas 72 km.

O início da megaobra deu-se em 2001, tendo o seu fim projetado para entre 2011 e 2016. No entanto, já em 2006 os primeiros proprietários começaram a mudar-se para a ilha e em 2009 já estava em total funcionamento. O sucesso foi tão grande que resolveu-se construir as duas outras ilhas: a Palm Jebel Ali e a Palm Deira.

Por se tratar de uma construção muito grande e no mar, as ilhas foram circundadas por quebra-mares em forma de lua crescente que diminuem o impacto das ondas e foram reforçados com uma espécie de geotêxtil para evitar erosão. Fernando Siqueira Carvalho conta que na construção do arquipélago, a areia se tornou escassa. Então, dragas foram utilizadas para retirar a areia do fundo do mar e a depositar em camadas até que fosse atingida a altura ideal da ilha. Por cima da areia foi colocada uma camada de pedras e duas camadas de rochas grandes, que protegem a estrutura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui