A próstata é uma glândula responsável por produzir boa parte do líquido espermático, essa parte acrescentada ao líquido é repleta de nutrientes, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Distúrbios no funcionamento deste órgão podem gerar dúvidas e receios, porém costumam ser facilmente diagnosticados.

Alguns sintomas podem ser confundidos com o câncer de próstata pelo receio de um problema iminente, porém, na maioria das vezes, trata-se de uma disfunção ocasionada por outros fatores, como a hiperplasia prostática benigna, conhecida pela sigla HPB, que consiste no aumento natural da próstata, o que ocasiona um grau de obstrução e estreitamento da uretra, dessa forma, diminuindo a quantidade de urina expelida.

Como dito anteriormente, disfunções no órgão podem gerar conflitos, por isso é importante sempre consultar um médico especialista para tirar dúvidas acerca do problema, além de realizar exames periódicos a fim de uma boa saúde, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

Um simples exame de sangue pode descartar possíveis doenças, pois os sintomas podem confundir, por exemplo a vontade de urinar diversas vezes e em todas elas a quantidade de xixi é pequena, isso é um sinal de inflamação na próstata, não necessariamente de um câncer. Contudo, a qualquer sinal anormal no corpo é preciso consultar um médico.

Sinais de disfunção podem indicar outros problemas como uretrite e outros problemas renais, por exemplo. Contudo sintomas graves merecem uma atenção especial, alerta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Dor e ardência ao urinar, desconforto em relação às práticas sexuais e, sobretudo, a presença de sangue na urina, são sinais alarmantes e indica-se recorrer ao médico o quanto antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui