As infecções do trato urinário, conhecidas pela sigla ITU, são disfunções que ocorrem no sistema urinário, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico especialista em urologia. As infecções urinárias atingem majoritariamente as mulheres, por conta da anatomia do corpo feminino, tendo em vista o tamanho da uretra, bem menor que a dos homens, sendo assim, mais suscetível a contrair infecções.

As infecções urinárias podem ser ocasionadas por diversas causas, sendo mais recorrente ocorrer na bexiga e na uretra, infecções nos rins são mais graves. Os sintomas são dor e ardência ao urinar, mudança na micção e presença de sangue na urina em casos mais graves. Em se tratando do tratamento de infecções urinárias, são feitos geralmente pela ingestão de antibióticos.

Contudo, há tratamentos naturais para o alívio e tratamento de infecções urinárias, mas será que eles funcionam mesmo? O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes alerta sobre os riscos de autoprescrever medicamentos e tratamentos caseiros sem o acompanhamento de um médico. O médico, autor do livro Urologia Minimamente Invasiva, aconselha perguntar ao médico o que se pode ou não pode fazer nesses casos.

Tratamentos homeopáticos alinhados com o uso de antibióticos têm mostrado resultados satisfatórios no controle e tratamento da doença, porém, ambos estão em consonância com o médico especialista. Dessa forma,é preciso ter cuidado em relação aos tratamentos feitos por conta própria.

Há inúmeras receitas naturais, chás e medicamentos disponíveis no mercado, pode haver realmente melhoras substanciais tendo em vista as propriedades terapêuticas contidas nos ingredientes, porém é imprescindível consultar um médico especialista para que se tenha um acompanhamento adequado e tratamento da doença, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui