Você sabe qual o valor do seu custo de vida?

0
22
Marco Antônio Carbonari

O empresário Marco Antonio Carbonari, a convite de nossa redação, disserta sobre finanças pessoais e o custo de vida. Portanto, se deseja ampliar seus conhecimentos acerca do tema, acompanhe o artigo e saiba mais. Um tema que fará parte de toda pessoa em algum momento da vida.

Controle financeiro em relação aos custos 

O empresário Marco Antonio Carbonari explica que o controle financeiro é essencial para equilibrar as despesas da casa. O custo de vida se dá pela soma de seus gastos mensais, desse modo, custos como moradia, alimentação, transporte e lazer.

Custo de vida 

Trata-se dos custos essenciais como convênio médico, alimentação, combustível e demais necessidades.  Por isso, é importante saber exatamente o valor dos gastos fixos para não haver contratempos em pagar itens essenciais.

Planejamento financeiro como aliado

Desse modo, Marco Antonio Carbonari aconselha elaborar uma planilha financeira meticulosa, elencando todas as entradas e saídas da casa. Por isso, adicione custos de moradia, como aluguel, condomínio, IPTU ou financiamento, média de valor gasto com alimentação e a média dos valores das contas de luz e água.

Não esqueça da educação e do lazer 

Além disso, separe um dinheiro para investir em educação, salienta Marco Antonio Carbonari, pois é extremamente importante apostar no seu futuro. Ademais, gastos com lazer também precisam ser calculados e, sobretudo isso, o empresário ressalta que gastos com lazer não implicam em grandes custos, afinal, fazer escolhas como um parque ou reunião com os amigos em casa sai bem mais barato que baladas e restaurantes. Lembre-se que o lazer é importante para manter a saúde mental e física.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here