Noticias

Filantropia empresarial: como as empresas podem beneficiar a comunidade e a sua própria marca ao mesmo tempo

A filantropia é uma ação movida através de atos de amor e zelo para com as pessoas mais necessitadas. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, acreditam que atos filantrópicos são importantes para toda a sociedade e para quem pratica, inclusive as empresas que acabam por beneficiar sua imagem através destas atitudes. Confira mais sobre o assunto nesse artigo!

O que é filantropia empresarial?

De acordo com Wemerson Paneguini, a filantropia é caracterizada como uma ação de amor à humanidade, seja ela através de doações generosas às instituições de caridade ou dedicação para atividades voluntárias em prol de uma causa social. Ana Lúcia Lopes Paneguini acredita que as empresas que se preocupam em agir em prol da sociedade por meio da filantropia podem se beneficiar através das ações.

De maneira usual, é comum que as empresas ajudem causas que se alinham com a missão, visão e valores da marca. Dessa maneira, elas contribuem para sanar as necessidades da sociedade auxiliando causas que demonstram o que a empresa é e acredita. Essas ações filantrópicas empresariais são muito importantes para empresários, suas empresas e as causas auxiliadas.

De que formas as empresas podem contribuir para a sociedade

Para quem sabe um pouco mais sobre filantropia, sabe que são inúmeras as formas de contribuir para com causas sociais. Falando sobre empresas, a ação mais comum é a de doação financeira para causas sociais em pauta e que estão de acordo com o que a marca acredita. Dessa forma, as empresas são capazes de levar, para uma parcela da comunidade, mais bem-estar e qualidade de vida, acredita Ana Lúcia Lopes Paneguini. 

Como a filantropia contribui para uma marca?

Por essa ser uma atitude muito bem vista e que é fundamental para que muitas instituições sem fins lucrativos continuem seus trabalhos, a filantropia empresarial eleva a confiança das pessoas na empresa. Tornando a empresa uma parte importante do desenvolvimento social ao aproximar as causas de atores sociais que lutam por maior equidade social, acredita Wemerson Paneguini.

Grandes empresas filantrópicas de 2023

Por essa ser uma ação cada vez mais bem vista pela sociedade e, principalmente, pelos consumidores, cada vez mais empresas têm buscado se destacar através de suas ações filantrópicas. A filantropia empresarial já é parte de instituições como o Itaú Unibanco, AMBEV, Nestlé, BRF, Banco Safra e XP Investimentos.

Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que a filantropia empresarial fez com que essas empresas se destacassem ainda mais no mercado. O que reforça a ideia de ser fundamental que as empresas adotem ações de cunho social e se sensibilizem com as causas. Algo que pode beneficiar a instituição empresarial e a comunidade mais necessitada ao mesmo tempo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo