A mudança no clima deve acontecer devido a uma grande massa de ar seco que ganha força na região. No final de julho, a capital registrou a menor temperatura dos últimos 5 anos, com 4,3ºC. Frequentador se refresca em vaporizador do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo.
ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO
Após uma onda de frio, os termômetros devem registrar a temperatura máxima de 31°C na cidade de São Paulo nesta quarta-feira (18), segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura da capital. A mínima deve ser de 15°C.
A mudança no clima deve acontecer devido a uma grande massa de ar seco que ganha força na região, de acordo com meteorologistas do CGE.
O fenômeno vai provocar dias ensolarados com umidade do ar inferior a 30% no período da tarde; o ideal é que esse número seja superior a 60%. Na terça-feira (17), a máxima é de 30°C, e a mínima também deve ser de 15°C.
No final de julho, a cidade de São Paulo registrou a menor temperatura dos últimos cinco anos, com 4,3ºC marcados no Mirante de Santana, na Zona Norte da capital, segundo a medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar do frio intenso, aquela não foi a menor temperatura registrada historicamente na capital. De acordo com um levantamento da meteorologista Daniela Freitas, o dia de maior frio registrado em São Paulo foi 2 de agosto de 1955, quando fez -2,1ºC. (veja a lista no gráfico abaixo)
Menores temperaturas já registradas em SP
G1
Por que os recordes de frio costumam ser no extremo da Zona Sul de São Paulo?
Com -2,3ºC no extremo sul, cidade de São Paulo registra menor temperatura em uma região em 17 anos
Na madrugada de 20 de julho, em Engenheiro Marsilac, no extremo Sul, os termômetros chegaram a -2,3ºC, temperatura mais baixa em uma região da cidade desde 2004, quando o CGE começou a coletar os dados. Essa temperatura, no entanto, não faze parte do recorde da cidade como um todo, que é feito a partir de uma média de todas as 29 estações meteorológicas.
VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana