Débora Prado (PSD) venceu com 56% dos votos válidos e vai administrar Jarinu (SP) até 2024. Em Itatiba (SP), a tradição da reeleição foi quebrada neste ano. Apenas uma mulher foi eleita prefeita nas sete cidades da região de Jundiaí
Reprodução/TV TEM
Apenas uma mulher foi eleita prefeita nas setes cidades que pertencem à região de Jundiaí (SP). Além disso, em um dos municípios, a tradição da reeleição foi quebrada neste ano.
Débora Prado (PSD) vai administrar Jarinu (SP) até 2024. Três mulheres ficaram entre as candidatas mais bem votadas na “terra do morango” e ela venceu com 56% dos votos válidos, 4.089 a mais que a atual prefeita Elaine Lorencini (DEM), que concorria à reeleição. Os demais candidatos fizeram menos de 5% dos votos cada.
A nova prefeita tem 40 anos e é psicóloga. Ela já foi vereadora e disputou o principal cargo do município pela terceira vez.
“Um dos nossos desafios é a geração de emprego e renda às famílias da cidade. Além de uma atenção especial à saúde, com uma reorganização do sistema de sáude”, disse.
Apenas uma mulher foi eleita prefeita nas cidades da região de Jundiaí
Tradição rompida
Já em Itatiba (SP), que nunca teve uma mulher no comando da prefeitura, o novo prefeito é Thomás Capeletto de Oliveira (PSDB). O itatibense vai assumir a administração municipal aos 41 anos. Por duas vezes, Dr. Thomás foi o vereador mais bem votado e nunca tinha concorrido ao cargo de prefeito da cidade, conhecida como “princesa da colina”.
A votação do último domingo (15) rompeu uma tradição em Itatiba. Historicamente, todos os prefeitos conseguiram se reeleger, mas dessa vez não. Dr. Thomás venceu o atual prefeito, Douglas Augusto (DEM), que tentava alcançar o segundo mandato. A diferença foi de 602 votos, na votação mais apertada da região.
Apenas uma mulher foi eleita prefeita nas sete cidades da região de Jundiaí
Reprodução/TV TEM
“Os principais problemas que a população nos reportou foi a respeito da saúde, inclusive nosso plano de governo tem duas áreas especificas para a saúde, e a questão do desemprego”, disse.
A partir de 1º de janeiro, os dois novos gestores vão contar com a ajuda de vices experientes. Em Itatiba, o vice-prefeito Mauro Delforno tem 63 anos. Já o vice-prefeito eleito de Jarinu é João Davi, de 68 anos.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí