Procedimento de esterilização de cães e gatos estava suspenso por falta de insumos e medicamentos, que estavam em falta para reposição por conta da pandemia da Covid-19. Castrações são agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde
Centro de Zoonoses de Piracicaba
Após quatro meses suspenso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retoma o agendamento de castrações a partir desta quarta-feira (4). Os agendamentos estavam suspensos desde o dia 7 de abril deste ano, por falta de insumos e medicamentos.
Até quarta, os servidores do CCZ vão fazer as castrações dos cerca de 90 animais que já estavam com o procedimento agendado antes da suspensão. Os tutores destes animais estão sendo comunicados sobre o reagendamento das cirurgias.
A Secretaria de Saúde afirmou que os procedimentos haviam sido suspensos por conta da pandemia da Covid-19. Os medicamentos e insumos usados estavam em falta no mercado, para reposição, já que também também são utilizados em humanos.
Apesar do baixo estoque, no período em que os agendamentos estavam suspensos os animais acolhidos no Canil e Gatil Municipal e casos de urgência e emergência foram tratados normalmente, segundo a prefeitura.
“Tivemos apoio de protetores e pessoas ligadas ao bem-estar animal que doaram parte da medicação que necessitávamos e na última sexta-feira (30), recebemos o que estava faltando”, afirmou o secretário da pasta, Filemon Silvano.
De acordo com a coordenação do CCZ, inicialmente serão realizadas uma média de 30 cirurgias por dia, dividida entre cães e gatos, sendo 20 pela manhã e dez à tarde.
De janeiro até a primeira semana de abril, foram castrados 1,2 mil animais, sendo 583 cães e 617 gatos, conforme a Zoonoses.
Como agendar
O agendamento deve ser feito pelas unidades de saúde da Atenção Básica: Centro de Referência à Atenção Básica (Crab), Unidade de Saúde da Família (USF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como pela Central de Relacionamento com o Usuário SUS (Centrus).
Os interessados pelo serviço público devem estar cadastrados na USF do bairro em que residem e ir pessoalmente fazer o pedido.
A matrícula na unidade pode ser feita no momento do agendamento da castração, mediante apresentação de CPF, RG e comprovante de endereço recente, com no máximo de três meses.
O serviço funciona como no agendamento de consulta médica: a pessoa chega à unidade de referência e solicita a castração. A demanda é lançada no sistema pela atendente com dia e hora da cirurgia já confirmados.
Ao término do agendamento, o responsável pelo animal recebe o protocolo com as orientações sobre o procedimento pré e pós-operatório.
Mudança de horário
Desde domingo (1º) de agosto, os serviços prestados no CCZ funcionam em novo horário, sendo: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, de sábado, domingo e feriados das 7h às 12h. O Centro fica a rua dos Mandis, s/n°, bairro Jardim Jupiá. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2270.
VÍDEOS: Reportagens sobre o coronavírus na região de Piracicaba
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba