Animais capturados em vários municípios serão usados na produção de soros, medicamentos e pesquisas. Secretaria Municipal de Saúde alerta que, em caso de acidente, é necessário procurar a UPA da Vila Xavier. Mais de 860 animais peçonhentos capturados em Araraquara são levados ao Instituto Butantan
Marcos Santos/USP Imagens
O Centro de Controle da Fauna Sinantrópica de Araraquara (SP), órgão da Vigilância em Saúde, entregará 17 serpentes e 850 escorpiões amarelos que foram capturados no município ao Instituto Butantan, na terça-feira (24).
Entre as espécies das serpentes estão cascavéis, urutus cruzeiros e caiçacas. A viagem para São Paulo, onde fica o instituto será realizada em veículo da prefeitura, com os devidos cuidados de segurança.
“Agora, o trabalho de captura tem sequência e nós levaremos os animais peçonhentos ao Butantan para que seja feito o soro antiofídico, medicamentos e outros estudos”, explicou o agente operacional, Rodrigo Ilho.
Captura
Cobra urutu cruzeiro é uma das que serão levadas para o Butantan
Tetê Viviani/A Cidade ON/Araraquara
Os animais foram capturados nas áreas rural e urbana de Araraquara e levados ao Centro de Controle por agentes de outros municípios. Só na última quarta-feira (18), chegaram 44 escorpiões de Macatuba, região de Bauru (SP).
“Em uma operação no cemitério de Macatuba, capturamos os escorpiões e fomos informados por agentes de Iacanga que Araraquara possui o Centro de Controle. Então, viemos trazer os escorpiões e também conhecer as instalações”, disse o coordenador de Controle de Vetores de Macatuba, Nivaldo Aparecido da Silva.
Conscientização
Atendimento de acidentes com serpentes e escorpiões é realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, em Araraquara
Paulo Chiari/EPTV
Para conscientizar a população, o município promove campanhas educativas nos assentamentos, sítios e chácaras como a Semana de Escorpionismo, ressaltando a importância da coleta e captura desses animais para estudo e produção de soros antiveneno.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que o atendimento de acidentes com serpentes e escorpiões é realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, localizada na Avenida José do Patrocínio, 660. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (16) 3301-1500.
Já o Centro de Controle está localizado no Parque do Pinheirinho e funciona das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. O telefone é para contato é (16) 3331-3820.
*Com informações do A Cidade ON/Araraquara
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.