Zona Sul

Araras inicia substituição da 2ª dose da vacina contra Covid da AstraZeneca pela Pfizer


Aplicação será para quem está em atraso com o esquema vacinal e deveria ter recebido entre os dias 10 e 11 de setembro. Araras inicia a aplicação da vacina contra Covid da Pfizer em substituição da segunda dose da AstraZeneca
Ely Venâncio/EPTV
Araras (SP) iniciou a substituição da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca pela Pfizer, devido à falta de doses do imunizante.
A substituição será destinada às pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca atrasada desde o dia 10 de setembro, quando o imunizante se esgotou na cidade.
Aqueles que possuem a segunda dose da AstraZeneca agendada entre os dias 10 e 11 setembro, podem comparecer a uma das unidades de saúde do município para completar o esquema vacinal com a dose da fabricante Pfizer.
LEIA TAMBÉM:
Vacinação contra Covid-19: veja idades, locais e horários na região
Araras recebeu 3 mil doses da Pfizer para substituir pela segunda dose da Astrazeneca
Ely Venâncio/EPTV
Vacinação
A vacinação com o imunizante da Pfizer, em substituição da AstraZeneca, começou no sábado (18) no Parque Ecológico, com aplicação para pedestres e em esquema drive-thru. A cidade recebeu 3 mil doses da Pfizer para contemplar quem estava em atraso com a segunda dose da AstraZeneca.
Foram imunizadas as pessoas acima de 51 anos que tinham a dose agendada para o dia 10 de setembro. Também foram aplicadas as doses em adultos acima de 50 anos que estavam agendados para o dia 11 de setembro.
As pessoas dessa faixa etária que possuem a dose agendada até o dia 15 de setembro também serão imunizadas com a Pfizer.
Vacinação contra a Covid-19 em Araras
Prefeitura de Araras
Substituição
A mistura entre duas vacinas de fabricantes diferentes já havia sido liberada pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa durante a imunização de mulheres grávidas.
Segundo o secretário de Saúde, Agnaldo Píscopo, quando se vacina com duas plataformas diferentes, o sistema imune fica confuso porque ele acha que o segundo imunizante é uma outra agressão, então o corpo produz mais anticorpos.
“Objetivo é produzir mais anticorpos com as vacinas, imunizar com a AstraZeneca e depois com a Pfizer pode provocar uma resposta imunológica melhor”, explicou o secretário de Saúde.
O município prevê a chegada de mais doses tanto da AstraZeneca quanto da Pfizer a partir da próxima segunda-feira (20). Porém, de acordo com o secretário, todas as pessoas em atraso com a segunda dose da AstraZeneca irão completar a imunização com a Pfizer.
“Esse intercâmbio entre duas vacinas diferentes é totalmente seguro, que é o ponto mais importante, já que a segurança vem em primeiro lugar. Além disso, a mistura parece ter vantagens em relação à melhora da resposta imunológica”, contou o secretário.
O plantão de vacinação com as doses de substituição, em Araras, teve início neste sábado (18) para pessoas acima de 50 anos
Ely Venâncio/EPTV
Píscopo disse também que é importante completar a imunização, visto que este é o único meio de vencer definitivamente a pandemia.
Os faltosos da primeira ou da segunda dose da vacina devem procurar uma das unidades de saúde do município para garantir a proteção contra a doença.
“É muito importante, fiquei muito feliz de poder receber a segunda dose da vacina hoje, porque eu estava ansiosa aguardando esse momento. Não acho que tenha problema em tomar duas vacinas diferentes, o importante é tomar, porque as vacinas salvam”, afirmou a dona de casa Regina Célia Zanerato Moraes.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo