Estoque dos tipos sanguíneos A e O positivo e O negativo estão em alerta e 40% abaixo do ideal. Segundo hospital, bolsas estocadas devem durar, no máximo, até dois dias. Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos precisa de doações
Mauricio Santaliestra DCSI/FIEC
O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos (SP) precisa com urgência de doações dos tipos A e O positivo e O negativo. Segundo o hospital, os estoques desses tipos sanguíneos estão em alerta e 40% abaixo do ideal. A quantidade disponível de bolsas deve durar, no máximo, pelos próximos dois dias. (Veja abaixo como doar).
Com o agravamento da pandemia e a chegada do inverno, os estoques de sangue em geral tiveram uma queda. Além do fato de que as pessoas que receberam a dose da vacina contra a Covid-19 só podem doar após um período.
De acordo com a coordenadora do Banco de Sangue, Ariane Iazorli, mesmo com a pandemia, passavam pelo local cerca de 30 doadores por dia, porém, nas últimas semanas de frio e com o avanço da vacinação, as doações diminuíram.
“Na quarta-feira (11), tivemos 11 doadores e, na quinta-feira (12), tivemos apenas 9 doadores. Alguns voluntários agendam horário, não comparecem e tiram a oportunidade de outra pessoa doar. Precisamos manter os estoques adequados para atender os casos de urgência e emergência do nosso hospital, já que estamos próximos do fim de semana. Peço ajuda de toda população da cidade e região, para restabelecermos os estoques”, ressaltou.
Outra preocupação é com a doação de plaquetas, já que elas são essenciais nas cirurgias cardíacas e duram apenas cinco dias.
“Como alguns componentes do sangue têm prazo de validade, também precisamos manter o estoque de plaquetas abastecido. Independentemente da tipagem sanguínea, precisamos de doadores diariamente para manter uma reserva para os nossos pacientes”, afirmou.
Prazo para doar após a vacina contra a Covid-19
Frascos com doses de vacina da Pfizer contra a Covid-19.
ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Caso o doador tenha recebido alguma dose da vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar um tempo de espera antes de realizar a doação, sendo:
CoronaVac – 48 horas após cada dose;
AstraZeneca – sete dias após cada dose;
Pfizer – sete dias após cada dose;
Janssen – sete dia após receber a dose.
Quem pode doar e como agendar
Doação de sangue na Santa Casa de São Carlos
Fabiana Assis/G1
O candidato deve ter entre 18 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes. Em relação a Covid, as orientações são:
Quem teve diagnóstico de Covid-19, precisa esperar 90 dias depois da cura da doença.
Quem teve contato com alguém com suspeita ou com diagnóstico, tem que esperar 30 dias depois do contato com a pessoa;
Quem está com sintomas gripais, mas ainda não foi diagnosticado, precisa esperar 30 dias, a partir do início dos sintomas.
O Banco de Sangue recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e aos sábados das 8h às 11h. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (16) 99104-6748 e pelo telefone (16) 3509-1230, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
O endereço do local é Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 535 – Jardim Pureza.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.