Em Marília, baixa ocupação fez prefeitura reduzir de 119 para 50 o número de leitos de enfermaria na cidade; em Bauru, duas UBSs deixam de ser exclusivas para pacientes com a doença. Em Bauru, a UBS do Jardim Bela Vista é uma das unidades que deixam de ser exclusivas para pacientes com Covid-19
Prefeitura de Bauru/Divulgação
As duas maiores cidades do centro-oeste paulista, Bauru e Marília (SP), anunciaram nesta terça-feira (17) a redução de estruturas para atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus.
Em Marília, devido à baixa taxa de ocupação, que vem se mantendo abaixo dos 30%, a prefeitura determinou a redução de leitos hospitalares de enfermaria do SUS para o tratamento da Covid-19.
A cidade é referência para 62 municípios da região e, com a pandemia, foram destinados 189 leitos para Covid-19, sendo 70 de UTI e 119 de enfermaria.
Confira os números da pandemia de Covid-19 no centro-oeste paulista
A partir de agora, serão ofertados 50 leitos clínicos (enfermaria), sendo 20 pelo Hospital das Clínicas, 20 pelo Hospital Universitário da Unimar e 10 pela Santa Casa.
Apesar da redução nos leitos de enfermaria, a quantidade de leitos de UTI para o SUS continua a mesma. Até a manhã desta terça-feira (17), a taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade era de 34,29% e de 28,57% para leitos de enfermaria.
Marília registra desde o início da pandemia 5.138 casos confirmados de Covid-19, com 77 mortes de moradores provocadas por complicações da doença. Até agora, 4.952 marilienses já se curaram.
UBSs em Bauru
Já a Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, informa que a partir da próxima segunda-feira (23) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Mary Dota e do Bela Vista deixam de ser unidades exclusivas de atendimento à Covid-19. Portanto voltam a atender as demais especialidades.
Para que os dois locais passem por desinfecção e organização dos ambientes, nesta quinta-feira (19) as duas unidades estarão fechadas para limpeza.
A prefeitura informa ainda que a retomada das atividades ocorrerá de maneira gradual e as unidades passarão por readequações de pessoal e funcionamento antes de voltar a atender normalmente.
As UBSs da Vila Falcão e do Núcleo Geisel continuam sendo unidades exclusivas de atendimento à Covid-19. Pacientes e suspeitos da doença também continuam a ser atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Posto Avançado Covid-19 (PAC).
Bauru registra desde o início da pandemia 16.815 casos confirmados de Covid-19, com 258 mortes de moradores provocadas por complicações da doença. Até agora, 11.976 bauruenses já se curaram.
Serviço
A UBS Bela Vista está localizada na rua Marçal de Arruda Campos, nº 4-41, Vila Lemos, e o horário de atendimento é das 7h às 17h.
A UBS Mary Dota está localizada na rua Pedro Prata de Oliveira, bairro Mary Dota; atendendo das 7h às 19h.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
Veja mais notícias do centro-oeste paulista: