Apenas gestantes e puérperas estão sendo vacinadas com as doses disponíveis. Iacri (SP) também informou que precisou suspender a ação para imunização daqueles que receberam a primeira dose da vacina há 28 dias. Bauru (SP) suspense a aplicação da 2ª dose da CoronaVac devido a falta de doses do imunizante
Prefeitura de Bauru/Divulgação
A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) suspendeu nesta semana a aplicação da segunda dose da CoronaVac nas pessoas que já estão na data para completar a imunização devido à falta de doses disponíveis.
De acordo com a secretaria, a cidade ainda não recebeu o lote da vacina para aplicação da segunda dose nesta semana. Por isso, restringiu a aplicação do imunizante apenas nas gestantes e puérperas.
A secretaria ressaltou que a expectativa é que um lote de Coronavac destinado para a segunda dose, seja enviado ao município ainda nesta semana. Com a chegada das novas doses, o agendamento será reaberto no site da prefeitura.
A pasta destaca que a maioria das pessoas que deveriam ter sido vacinadas nesta semana ainda está dentro do prazo recomendado, já que o período indicado entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac é de 21 a 28 dias.
Além da CoronaVac, outros moradores também estão na data para receber a segunda dose da Oxford/AstraZeneca que está com o estoque abastecido e com agendamento aberto no site para que os moradores possam completar a imunização de segunda a sexta-feira nas unidades de saúde.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado informou que “o Plano Estadual de Imunização (PEI) envia doses suficientes em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose nos públicos-alvos e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma de vacinação estabelecido”.
Ainda segundo a nota, Bauru já recebeu nesta semana mais de 24,4 mil doses de vacinas contra Covid-19e que durante toda a campanha, a cidade recebeu 377,1 mil doses e aplicou 358,8 mil, portanto, ainda tem 18,2 mil disponíveis.
A secretaria estadual destaca que os balanços de aplicação foram informados pela própria cidade e estão disponíveis para consulta pública no site Vacina Já e que é dever dos municípios organizar a demanda local e programar eventuais calendários próprios considerando o cronograma estadual.
Por fim, a secretaria esclarece que distribui as doses conforme recebe novas remessas do Governo Federal, que tem atrasado as entregas no estado de São Paulo e em todo o país.
Vacinação adiada
Já em Iacri (SP), a Secretaria Municipal de Saúde postou nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (12) que até o momento a cidade não recebeu vacinas para a aplicação da segunda dose da CoronaVac nas pessoas vacinadas há 28 dias.
A ação de vacinação para este público deveria ser feita nesta sexta-feira (13), mas precisou ser suspensa. A prefeitura comunicou que irá avisar a população assim que as novas doses chegarem.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.