Balanço foi divulgado nesta quinta-feira (19) pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). Serviços serão oferecidos até o dia 30 de novembro. Vacinação contra a poliomielite termina no dia 30 de novembro em Presidente Prudente
Divulgação/Semus.
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou nesta quinta-feira (19) um novo balanço das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação em Presidente Prudente. As campanhas já imunizaram mais de 10,6 mil crianças.
Na campanha contra a poliomielite, destinada às crianças de um a cinco anos incompletos, isto é, quatro anos, 11 meses e 29 dias, foram imunizadas até nesta quarta-feira (18) 7.616, o que corresponde a 72,6% das cerca de 10.500 crianças que integram a faixa-etária. A iniciativa ocorre de forma indiscriminada, ou seja, independente da quantidade de doses, os meninos e meninas que integram o público-alvo devem tomar a vacina.
Já na campanha de multivacinação, voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, das 5.938 pessoas que foram levadas à unidade de saúde, 3.027 estavam com a caderneta de vacinação desatualizada e precisaram tomar alguma dose.
Do total, 1.852 crianças menores de um ano passaram por uma sala de vacinação, das quais 1.364 tomaram alguma dose, e outras 4.086 entre cinco e 15 anos incompletos foram levadas à unidade, sendo que 1.663 estavam com a situação vacinal atrasada.
As campanhas seguem até dia 30 de novembro e têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, além de diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças.
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.