Xandra Joplin era conhecida nacionalmente por fazer cover da famosa cantora norte-americana Janis Joplin. Ela também chegou a ser entrevista no Programa do Jô. Xandra Joplin morre aos 56 anos em Santos, SP, devido a câncer
Reprodução/Instagram
A cantora Xandra Joplin morreu aos 56 anos em Santos, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (31), devido a um câncer. A artista ficou conhecida nacionalmente por fazer cover da famosa cantora norte-americana Janis Joplin, e chegou a ser premiada em um concurso de covers no Caldeirão da Huck, além de ser entrevistada no Programa do Jô, da Rede Globo.
Xandra foi diagnosticada com câncer de colo do útero em dezembro de 2020, e desde então vinha fazendo quimioterapia para o tratamento da doença. Amigos chegaram a fazer uma campanha virtual para ajudá-la financeiramente. De acordo com o músico Rogério Baraquet, amigo da artista, há três semanas ela foi internada em um hospital de Santos, devido a uma piora no quadro de saúde.
Xandra venceu concurso de covers no Caldeirão do Huck
Reprodução
“Ela estava com a saúde bastante debilitada. Muitas pessoas estavam a ajudando, porque, devido à pandemia, ela não conseguiu mais trabalhar, e depois veio a doença, que a impossibilitou também. Ela foi uma das vozes mais importantes da nossa região, sempre levantou a bandeira de boas músicas, é uma perda gigante para todos”, diz o músico.
Xandra iniciou a carreira ao formar sua primeira banda, a The Wiser. Pouco tempo depois, o grupo foi desfeito, mas logo a voz da artista chamou a atenção pelo talento e semelhança com a de Janis Joplin. Ela se dedicou, então, a fazer cover da cantora norte-americana.
Xandra Joplin foi entrevistada no Programa do Jô em 2007, na Rede Globo
Reprodução/Rede Globo
No começo dos anos 2000, a artista ganhou destaque nacional ao participar do Caldeirão do Huck, e ganhar um concurso de covers. Depois, ela também chegou a ser entrevista no Programa do Jô, em 2007. Além disso, em 2010, gravou uma música que entrou na trilha sonora da novela Tempos Modernos, também da Rede Globo.
Nas redes sociais, dezenas de amigos e fãs que acompanharam a carreira de Xandra Joplin prestaram homenagens e condolências aos familiares da artista. “Siga em paz, minha linda”, escreveu o amigo Washington Luiz. “Uma das maiores artistas e performances de Janis Joplin que o Brasil já conheceu”, homenageou Renato Lima.
O velório da artista será nesta quarta-feira (1º) pela manhã, na Santa Casa de Santos, e o sepultamento ocorrerá em seguida, no Cemitério do Saboó.
Xandra Joplin morreu aos 56 anos em Santos, SP, devido a um câncer
Reprodução
VÍDEOS: As notícias mais vistas do G1