Um dos maiores empresários do país, paraibano morreu, aos 77 anos, na casa onde vivia com a família, em São Paulo. Segundo a empresa, ele estava com a saúde debilitada. VÍDEO: Empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade morre aos 77 anos
O empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa, foi sepultado na tarde deste sábado (14) no Cemitério do Morumby, na Zona Sul de São Paulo.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade morreu aos 77 anos na madrugada deste sábado (14), em São Paulo. Em nota, a Caoa disse que “Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos” (leia íntegra ao fim desta reportagem).
Andrade nasceu em 25 de novembro de 1943, na Paraíba. Além de empresário, ele era médico cirurgião especializado em clínica cirúrgica abdominal. Deixa esposa e quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa
Divulgação
Segundo a Caoa, a empresa continuará a ser gerida por seus atuais executivos.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade ao ganhar o prêmio de Executivo do Ano em 2019
Divulgação / CAOA
O governador de São Paulo, João Doria, lamentou a morte do empresário. “Com grande pesar, recebi a notícia do falecimento do meu amigo Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa, um dos maiores empresários do país e gerador de empregos. Meus sentimentos aos familiares nesse momento de dor”, disse.
Trajetória
As atividades no setor automotivo começaram em 1979, quando Carlos Alberto de Oliveira Andrade adquiriu um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande. Mas a revendedora faliu, e ele propôs assumir o comércio em troca do pagamento do veículo.
Na década seguinte, a Caoa se tornou a maior revendedora da marca no Brasil. Em 1992, se tornou a importadora oficial da marca Renault no país e, em 1998, da Subaru.
Em 1999, iniciou-se a parceria com a Hyundai, o que fez a marca se expandir pelo país. Em 2007, inaugurou a primeira fábrica da montadora no país, em Anápolis (GO).
Em 2017, a Caoa fechou parceria com a chinesa Chery para a produção e distribuição dos carros na América Latina.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade recebeu o prêmio de executivo do ano 2019 da revista AutoEsporte.
Nota da Caoa
Leia a íntegra da nota da Caoa:
“É com profundo pesar que informamos o falecimento do nosso fundador e Presidente do Conselho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje.
Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.
A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.
Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, como a Ford, a Hyundai, a CAOA CHERY e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira.
O velório será hoje no cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30.”