Segundo dados das Secretarias Estaduais de Saúde, até 19 de novembro, o Brasil registrava 12.104 casos de Covid-19 em gestantes e 223 mortes pela doença. Pandemia: 12.104 casos e 223 mortes entre mulheres grávidas no Brasil
O número de casos de Covid-19 entre grávidas de todo o Brasil aumentou 345% em quase três meses. Já o número de mortes de gestantes pela doença cresceu 43% no mesmo período. Os dados foram obtidos com exclusividade pela GloboNews com dados coletados nas secretarias estaduais de Saúde dos 26 estados e no Distrito Federal.
O Brasil registrou 12.104 casos e 223 mortes por Covid-19 entre mulheres grávidas até quinta-feira (19). Em 28 de agosto, os dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontavam que eram 2.718 casos de Covid-19 entre as gestantes e 155 mortes pela doença.
Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo são os estados com o maior número de casos de Covid-19 entre gestantes. Rio de Janeiro, São Paulo e o Pará são os estados com o maior número de mortes pela doença entre as grávidas. Veja abaixo gráficos com dados por estado.
Fátima Marinho, doutora em medicina preventiva e epidemiologia pela Universidade de São Paulo, afirma que é necessário atuar na prevenção e na assistência especializada para essas mulheres. Segundo ela, é preciso aprender com os casos passados e se preparar para que não erros de assistência não sejam repetidos.
Veja abaixo os números de casos e mortes de gestantes por Covid-19 por estado.
Rondônia e o Distrito Federal não fazem separação de casos de óbitos de gestantes. O Rio Grande do Sul junta os casos de gravidas e puérperas.
Initial plugin text