Maioria dos municípios vacinam adolescentes com comorbidades, enquanto São Vicente imuniza pessoas de 16 e 17 anos com ou sem doenças associadas. Veja como funcionará a vacinação em cada cidade. Cidades da Baixada Santista divulgam calendário de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes
Prefeitura de Araguari/Divulgação
Os municípios da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, divulgaram o calendário de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes. Santos, Praia Grande e Bertioga iniciam a imunização deste público-alvo com comorbidades nesta terça-feira (17). Já São Vicente, também nesta terça, vacina adolescentes com e sem comorbidades. Confira, abaixo, como funcionará o esquema de vacinação e a idade que já pode ser imunizada em cada cidade.
Santos
A partir desta terça-feira (17), Santos inicia a vacinação contra a Covid-19 para os moradores com 16 e 17 anos de idade com comorbidades (doenças associadas), pessoas com deficiências, gestantes e puérperas (mães que tiveram filho até 45 dias). O município também segue oferecendo primeira e segunda doses para os demais públicos acima de 18 anos em 22 postos de vacinação (veja a relação abaixo).
A Secretaria de Saúde manterá dois postos externos (Gonzaga e Campo Grande), das 8h às 16h, e seis policlínicas, das 8h às 13h, somente para a imunização desse público e dos demais grupos que necessitam da primeira dose da vacina. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou dos responsáveis legais.
As comorbidades precisam ser atestadas por laudos médicos. A lista completa das doenças está no site da prefeitura. Todos devem levar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Quem não tiver CPF, pode apresentar o cartão SUS, que é obtido nas policlínicas com comprovante de residência e RG. Gestantes e puérperas têm de apresentar cópias (que ficam retidas nos postos de vacinação) de documentos que comprovem a gestação ou a condição de puérpera.
São Vicente
São Vicente vacina a partir desta terça os adolescentes que têm 16 e 17 anos, com ou sem comorbidades. Há 25 postos fixos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde Família (ESF), que aplicam as doses das 9h às 15h30. Além disso, mais dois postos móveis também estão à disposição no shopping Brisamar e no Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (veja endereços abaixo).
O drive-thru, que fica no piso G7 do estacionamento do Brisamar Shopping, funciona exclusivamente aos sábados, das 10h às 17h. No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência no nome dos pais. O cadastro no site Vacina Já precisa ser feito antes de a pessoa se dirigir ao posto de vacinação.
Praia Grande
Praia Grande abre, a partir desta terça-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes maiores de 16 anos com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) . Para agilizar a vacinação, é recomendado que todos se cadastrem no site VacinaJá.
De acordo com o município, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsável legal e apresentar documento de identidade; CPF ou Cartão do SUS; documento que comprove a comorbidade ou deficiência (laudo médico/ exame ou receita); comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) no caso das grávidas e no caso das puérperas apresentar declaração do nascimento da criança.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h em todos os polos. E no sábado das 9h às 15h, no Ginásio Rodrigão.
Bertioga
A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que o município vai antecipar para esta terça-feira (17) a vacinação em pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com 16 e 17 anos. A vacinação acontece no Ginásio de Esportes Alberto Alves, Vila do Bem Chácaras e Vila do Bem Boraceia. Para ser vacinado, o novo grupo deve realizar agendamento no site o município.
Guarujá
Na próxima segunda-feira (23), Guarujá começa a vacinar contra a Covid-19 os adolescentes de 16 e 17 anos que possuem comorbidades. Este público já poderá buscar pela primeira dose no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio). Para se vacinar é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência no município, além de levar o cadastro do Vacivida devidamente preenchido e laudo médico atestando a comorbidade. Não é obrigatório que o menor esteja acompanhado dos pais. O cadastro prévio no site oficial do Governo do Estado agiliza o atendimento na hora da imunização.
Mongaguá
Mongaguá iniciará a vacinação de adolescentes com 16 e 17 anos com comorbidades, nesta quinta-feira (19). Os interessados devem procurar o Clube Itapoan (Av. Marina, 67), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30. É necessário apresentar comprovante de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.
Peruíbe
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Peruíbe, a partir de quinta-feira (19), a cidade vacina adolescentes de 16 a 17 anos. Os locais, datas e horários serão selecionados pelo morador quando abrir agendamento pelo site.
Itanhaém
O município iniciará, em 18 de agosto, a imunização de jovens de 12 a 17 anos com comorbidades e gestantes. A cidade tem previsão de iniciar em 30 de agosto a imunização dos demais jovens da mesma faixa etária. A vacinação permanecerá ocorrendo através do sistema de agendamento prévio no site oficial da prefeitura e nas Unidades de Saúde da Família (USF).
Cubatão
De Acordo com a Secretaria de Saúde, o município de Cubatão abrirá a vacinação para adolescentes com comorbidades, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas entre 12 e 17 anos a partir da próxima quarta-feira (18). Já sobre o calendário futuro, é necessário aguardar novas remessas de doses, se chegarão dentro dos prazos estabelecido para assim definir se irá ou não seguir o calendário.
Confira os endereços dos postos de vacinação:
Santos
Exclusivo primeira dose 16+ com comorbidades, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência e demais públicos 18+
Postos externos
Campo Grande – Igreja Evangélica Projeto de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596)
Gonzaga – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus (Av. Ana Costa, 329)
Policlínicas
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº.
Policlínica São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351.
Policlínica Jabaquara – Rua Vasco da Gama, 32
Policlínica Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa
Policlínica Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40.
Policlínica Vila Nova – Praça Iguatemi Martins s/nº Primeira e segunda doses – acima de 18 anos
Postos externos
Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)
Embaré – Centro Comunitário da Igreja São Benedito (Av. Afonso Pena, 360)
Marapé – Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
Vila Mathias – Igreja Batista Peniel (Rua Almeida de Moraes, 54)
Pompeia – Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)
Ponta da Praia – Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
Policlínicas
Policlínica Alemoa – Rua Afonsina Proost de Souza s/nº.
Policlínica Areia Branca – Rua Francisco Lourenço Gomes, 118.
Policlínica Castelo – Rua Francisco de Barros Melo, 184.
Policlínica Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº.
Policlínica São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/nº.
Policlínica Piratininga – Praça João de Moraes Chaves s/nº.
Policlínica Valongo – Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº.
Policlínica Morro São Bento – Rua das Pedras s/nº.
Policlínica Morro José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77.
Policlínica Monte Serrat – Praça Correia de Melo s/nº.
Policlínica Morro Vila Progresso – Rua Três, casas 1 e 2 Vila Telma.
Policlínica Morro Santa Maria – Rua 10 s/nº.
Policlínica Morro da Penha – Rua Três, 150.
Policlínica Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 457.
Policlínica Caruara – Rua Andrade Soares s/nº.
Policlínica Monte Cabrão – Av. Principal s/nº.
São Vicente
Área Insular: o Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro), atende no 3° andar, loja 329, vacinando das 9h às 20 horas, durante a semana, e das 10h às 18h, aos sábados.
Área Continental: o Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/n°, Jardim Rio Branco), atende das 9h às 15h30.
UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Melo)
UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734)
UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225)
UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)
UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)
ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)
ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n)
UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299)
ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/nº)
UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70)
UBS/ESF Parque das Bandeiras (Praça Dário Aredes Lacerda, 70 Loja 11)
UBS/ESF Vila Ponte Nova E ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n)
UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101)
UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)
UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)
UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)
ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)
UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)
ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n)
ESF Sá Catarina (Rua Travessa do Parque, S/N – Catiapoã)
ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)
ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510)
ESF Nova São Vicente e ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10 – Vila Ema)
ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antônio Riscalle Husne, 1760)
ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)
Praia Grande
Polo 1: Ginásio Canto do Forte: Avenida Rio Branco, 572, Bairro Canto do Forte
Polo 2: Parque da Cidade: Rua José Bonifácio, Sítio do Campo, em frente ao Terminal Rodoviário Tude Bastos
Polo 3: Ginásio Rodrigão: Avenida Presidente Kennedy, 5563 Bairro Tupi
Polo 4: Conviver São Jorge: R. João Batista de Siqueira, 130 – Vila Antártica
Polo 5: Conviver Caiçara: Rua Maria Antunes Navarro, s/nº (esquina com a Rua São Domingos)
Polo 6: Ginásio Samambaia: Avenida Maria Cavalcante, 10 Bairro Samambaia
VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1