Com muita criatividade e profissionalismo, colégio desenvolveu ações para manter vínculo com crianças e familiares. Colégio Imaculada realizou o “Drive da Alegria” para que as crianças e professores pudessem se ver à distância.
Foto: Divulgação
Apesar das adversidades do ano de 2020, as ações criativas e o planejamento do Instituto Educacional Imaculada se destacam e mantêm os diferenciais e valores de seu ensino fortalecidos.
O tradicional colégio de Campinas, o Instituto Educacional Imaculada redobrou os cuidados, a exemplo da Educação Infantil, devido ser uma idade que necessita de estratégias no processo de aprendizagem, a fim de contemplar todos os direitos de aprendizagem: o conviver, o brincar, o participar, o explorar, o expressar e o conhecer-se.
Mesmo com os alunos separados pela tela do computador, a Educação Infantil do colégio continuou elevada e trabalhando para ajudar os alunos a desenvolverem as habilidades em todas as áreas. O Instituto Educacional Imaculada, que é destaque por promover atividades dinâmicas e interativas entre as crianças, priorizando brincadeiras, jogos e músicas, precisou realizar uma série de ações para se adaptar à nova realidade, e mais do que isso, conseguiu manter o vínculo com os alunos.
Professores da Educação Infantil realizaram ações criativas durante o período de pandemia.
Foto: Divulgação
Desde do início da pandemia, o colégio se organizou e planejou as atividades remotas para que as crianças conseguissem realizar em casa todas as propostas do ano letivo. A coordenadora da Educação Infantil do Instituto Educacional Imaculada, Elaine Avila, conta que foram oferecidas videoaulas para as séries do Maternal l ao Infantil ll, com intenção de orientar os familiares, que neste caso, precisaram conduzir as atividades. Todas as aulas foram preparadas e direcionadas às crianças, com muito profissionalismo. Com muita criatividade, foi possível inovar nas atividades.
“Durante este período, fizemos as entregas de materiais e tivemos um encontro especial: o drive da alegria. As famílias levaram seus filhos para um “encontro” dentro do carro com os educadores. Essa movimentação foi muito importante e recheada de emoções. Os alunos, as famílias e todos os funcionários fizeram a nossa escola “voltar” a ter vida com a presença das nossas crianças e o coração de todos se encheu de esperança”
A coordenadora também destaca que neste ano foi iniciado um novo projeto, o Amiguinhos de Jesus.
“A proposta do novo projeto é de aproximar as Irmãs e a equipe da Pastoral dos alunos da Educação Infantil e de estimular e fortalecer a fé em nossos pequenos e familiares”, completa.
Com o retorno das aulas presenciais, o Instituto Educacional Imaculada tem se preparado para 2021, através de um planejamento diferenciado e flexível.
“Será um ano que ainda exigirá muita cautela com todos os protocolos de higiene, pensando em preservar a saúde de todos, mas também será um tempo de cuidarmos do aspecto emocional e das relações”, ressalta a coordenadora da Educação Infantil do Instituto Educacional Imaculada, Elaine Avila.
Colégio Imaculada realizou o “Drive da Alegria” para que as crianças e professores pudessem se ver à distância.
Foto: Divulgação
Instituto Educacional Imaculada
A Congregação das Filhas de Jesus, criada com base no carisma de Madre Cândida, chegou em Campinas em novembro de 1947, para iniciar em 1948 o Lar Marial para universitárias. Os cursos de Pré-escola, 1ª e 2 ª séries do antigo primário e do atual Ensino Fundamental começaram em 1952 com 125 alunas. Desde então, o Instituto Educacional Imaculada mantém muito clara a sua missão educativa alicerçada numa educação humano-cristã da infância e juventude. A modernidade não o fez perder seu referencial, pois a escola tem suas diretrizes fundamentadas num Modo Próprio de Educar, que norteia sua tarefa educativa.
Contato
Avenida Barão de Itapura, 1735, Guanabara
Campinas – SP | CEP: 13020-433
Tel: +55 (19) 3231-7911

Home