Itaberá preparou cerimônia para aplicar a última vacina, com transmissão ao vivo na web. Para imunizar toda a população adulta, cidade fez buscas ativas desde o início da campanha. Os três últimos vacinados contra a Covid-19 subiram em um pódio em Itaberá (SP)
Prefeitura Municipal de Itaberá/ Divulgação
A cidade de Itaberá, no interior de São Paulo, preparou uma cerimônia diferente para comemorar a vacinação contra a Covid-19 do último morador adulto do município com a primeira dose do imunizante.
O evento, que teve transmissão ao vivo pelas redes sociais, foi realizado na noite desta quinta-feira (12). Em um ato simbólico, as enfermeiras aplicaram a vacina nos três únicos jovens que ainda não tinham tomado a primeira dose em Itaberá, e eles subiram em um “pódio” montado para a ocasião.
O “primeiro lugar” do pódio foi o jovem João Pedro, de 18 anos. Durante a cerimônia, as enfermeiras também receberam rosas vermelhas e soltaram 66 bexigas brancas para homenagear as vítimas da Covid-19 na cidade (Veja abaixo).
Com cerimônia para vacinação contra Covid, Itaberá conclui aplicação da 1ª dose em adultos
Segundo a prefeitura, o município conseguiu imunizar 100% dos moradores com mais de 18 anos porque as equipes de saúde realizaram buscas ativas conforme novas faixas etárias eram incluídas na campanha de vacinação.
Com isso, a prefeitura garantiu que não há nenhum morador de Itaberá atrasado para se imunizar contra a Covid-19. A prefeitura informou que, agora, vai focar nas aplicações de segunda dose, seguindo o intervalo de cada vacina.
João Pedro, de 18 anos, foi a última pessoa adulta a receber a primeira dose contra a Covid em Itaberá (SP)
Prefeitura Municipal de Itaberá/ Divulgação
De acordo com a prefeitura, dos 17.480 moradores, 13.236 receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 100% do público adulto. Além disso, 4.634 estão com a imunização completa (duas doses ou dose única).
Desde o início da pandemia de coronavírus, Itaberá registrou 2.391 casos e 66 mortes em decorrência da doença.
Ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a cidade está bem avançada na vacinação e que o cronograma oficial do estado vacina, atualmente, pessoas com 24 anos.
Itaberá e São Miguel Arcanjo aplicaram 1ª dose em todos os moradores acima de 18 anos
São Miguel Arcanjo
A cidade de São Miguel Arcanjo, na região de Itapetininga, também informou que completou, na segunda-feira (9), o ciclo de vacinação em primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais.
De acordo com a prefeitura, a próxima meta é começar a imunizar adolescentes de 13 a 17 anos, com doses da Pfizer, conforme o calendário do governo estadual.
Veja mais notícias no G1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às notícias da TV TEM