Veja que locais permanecem abertos e quais reabrem apenas na próxima semana em Jundiaí nesta sexta-feira (20). Confira o funcionamento dos serviços públicos de Jundiaí no feriado do Dia da Consciência Negra
Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
Por conta do feriado local do Dia da Consciência Negra nesta sexta-feira (20), alguns serviços públicos estarão abertos e outros fechados em Jundiaí (SP).
O Paço Municipal permanece fechado na sexta-feira e reabre na segunda-feira (23), às 8h. Quanto à saúde, as situações de urgência devem ser dirigidas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos) ou Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), Pronto Atendimento, Central (praça Dom Pedro II, Centro) e UPA 24h, que funcionam em período integral.
Já os PAs Retiro, na rua Maria Lucia de Almeida, e o Ponte São João, na rua Santo Antonio, funcionam todos os dias, das 7h às 19h. O PA Exclusivo Coronavírus Hortolândia, na avenida Alexandre Ludke, bairro Cidade Administrativa, funciona todos os dias, das 7h às 19h.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Disque 156 Corona não funcionam entre a sexta-feira (20) e domingo (22), retomando seus atendimentos na segunda-feira (23).
Os CAPS III Sem Fronteiras e o CAPS AD III funcionarão em regime de plantão. Já o CAPS II e CAPS Infanto Juvenil não funcionarão e retomam suas atividades na segunda-feira (23).
Mobilidade e Transporte
As linhas de ônibus funcionam nesta sexta (20) com tabela horária de domingos e feriados. As exceções são estas linhas, que circulam com horários referentes aos dias úteis:
537 (Jardim das Tulipas – Terminal Central);
540 (Almerinda Chaves – Terminal Eloy Chaves);
544 (Residencial Jundiaí 1 – Terminal Eloy Chaves);
545 (Residencial Jundiaí 2 – Terminal Eloy Chaves);
571 (Jardim das Tulipas – Terminal Hortolândia);
579 (Novo Horizonte – Terminal Hortolândia);
712 (Jardim Guanabara – Terminal Vila Arens);
719 (Terminal Vila Arens – Vetor Oeste);
840 (Vetor Oeste – Distrito Industrial);
850 (Ivoturucaia – Distrito Industrial);
860 (Vila Nambi – Distrito Industrial);
880 (Vila Cristo – Distrito Industrial);
947 (Terminal Eloy Chaves – Terminal Hortolândia);
974 (Terminal Hortolândia – Terminal Eloy Chaves).
As linhas e tabelas podem ser consultadas no site do Situ, nos terminais e no aplicativo CittaMobi (localização em tempo real).
Guarda Municipal
O patrulhamento das equipes de rua e o funcionamento do Centro de Operações Táticas (COT) funcionam normalmente, com atendimento 24 horas, pelos telefones 153 – Disque Emergência (ligação gratuita) e pelo COT no telefone 4492-9060, além do Aplicativo da Prefeitura de Jundiaí.
DAE
A sede administrativa da DAE e os postos de atendimento do Centro, na rua Zacarias de Góes, Eloy Chaves, na avenida Benedicto Castilho de Andrade, e Ponte São João, na avenida São João, e Vila Hortolândia, na avenida Alexadre Ludke, não terão expediente nesta sexta-feira (20).
Já o posto de atendimento do Poupatempo, no Complexo Fepasa, funciona normalmente na sexta-feira (20), das 9h às 17h, e no sábado (21), das 9h às 13h.
Quem precisar resolver pendências, também pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da DAE, pelo telefone 08000 133 155, com atendimento 24 horas, ou acessar o site.
Cultura
Os jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão permanecem fechados e reabrem na segunda-feira (23), a partir das 10h.
Já o administrativo da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) permanece fechado e volta a funcionar no sábado (21). Como não funciona aos domingos, o expediente retorna na segunda-feira (23), a partir das 8h.
O Teatro Polytheama e o Complexo Fepasa, estarão abertos somente para atividades internas de ensaios, reuniões de planejamento de ações e gravações, e poderão ser acessados apenas mediante agendamento online gratuito.
Parques
Os únicos parques que funcionam na sexta-feira (20), no sábado (21) e domingo (22) são o Parque da Cidade, aberto no período das 7h às 18h, e o Jardim Botânico, das 7h às 16h.
Os demais parques já reabertos – Botânico do Eloy Chaves, Botânico Prof. Aziz Ab’Saber (Tulipas), Antônio Garcia Machado (Jardim do Lago) e Ângelo Costa (Engordadouro) e as Praças Família Jundiaí & Espaço PET – permanecem fechados no período.
Complexos Esportivos
O único complexo esportivo que permanece aberto nesta sexta-feira (20) é o Dr. Nicolino de Lucca -Bolão, no Anhangabaú, que fica também aberto no sábado (21) e domingo (22), sempre das 8h às 18h.
Entre os complexos esportivos já reabertos – Antônio Iacovino (Vila Nambi), Benedito de Lima (Retiro), Francisco Álvaro Siqueira Neto (Jardim Martins), Francisco Dal Santo (Vila Rami), Helena Cestari (Vila Comercial), José Brenna – Sororoca (Ponte de Campinas) e o Vanderlei Sperandio (Santa Gertrudes) – todos permanecem fechados entre sexta (20) e domingo (22).
PAT
O PAT, que fica na Rua Zacarias de Goes, número 530, no Centro, encerra seu expediente nesta sexta-feira (20) e retorna na segunda-feira (23), às 8h.
Procon
O Procon Jundiaí, que fica na rua Barão de Jundiaí, número 153, no Centro, no anexo da Câmara Municipal, também permanece fechado e reabre na segunda-feira (23), das 8h às 17h.
Fumas
A Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) retorna as atividades na segunda-feira (23), às 8h.
Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecerão fechados neste feriado, com abertura exclusiva para a realização de sepultamentos. As visitações também retornam na segunda, às 8h.
Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), na avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, bairro Anhangabaú, também não terá expediente e a retomada das atividades acontece nesta segunda-feira (23), a partir das 8h.
Assistência e Desenvolvimento Social
O Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) para a população em situação de rua funciona durante o período em regime de plantão e atende pelo telefone (11) 98531-0146.
Coleta
Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí