Aviso de atenção foi divulgado pelo órgão nesta quarta-feira (18) e abrange cidades de outros estados além de SP. Há risco de queda de granizo, assim como foi registrado nesta terça (17). Meteorologista explica as causas do temporal na região
A Defesa Civil divulgou um alerta nesta quarta-feira (18) para a ocorrência de tempestades com rajadas de vento e descargas elétricas em cidades da região de Campinas (SP). Nesta terça, a chuva forte, e com granizo em alguns municípios, provocou quedas de árvores, transtornos e danos em imóveis. A formação de nuvens pode gerar microexplosões e tornados, segundo meteorologistas.
O aviso de atenção do órgão destaca temporais locais e eventual queda de granizo. Há risco moderado para fenômeno meteorológico adverso nas próximas 72 horas. Nas últimas 24 horas, as regiões de Campinas e Piracicaba tiveram ventos de mais de 80km/h.
Indaiatuba suspende parte dos serviços em unidades de saúde após chuva
Parte do asfalto de trecho recém-inaugurado em rua de Americana cede
Capivari e Rafard: chuva com granizo derruba telhado de posto e torres de energia
Granizo atingiu imóveis na região de Campinas neste 17 de novembro
Reprodução/EPTV
Supercélulas
Meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, Ana Ávila explicou que a rápida formação de nuvens ocorreu por meio de supercélulas, que têm potencial de provocar tornados e microexplosões.
“A tempestade que se formou ontem e provocou gelo e vento intenso e também chuvas intensas com taxas acima de 50mm/h tratam-se de sistemas intensos, de eventos extremos, são as chamadas ‘supercélulas’. Têm o potencial de gerar tornados, microexplosões, de provocar danos. São nuvens muito intensas, muito altas na atmosfera, que chegam a 10 km, 12 km de altura.”, alerta Ana.
“Nós estamos com condição propícia a esse tipo de formação. A atmosfera está bastante instável, com bastante umidade. Rapidamente essa umidade é levada pra cima. […] São praticamente imprevisíveis, num tempo de 10 a 20 minutos a gente consegue identificar a formação e deslocamento desse tipo de fenômeno meteorológico.”, completa a meteorologista.
Veja a previsão do tempo para a região no vídeo abaixo:
Previsão é de mais chuva ao longo do dia na região
O alerta da Defesa Civil vale para outras cidades do estado de São Paulo e também de outros estados – Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas