Município de Poá havia solicitado análise de, aproximadamente, 10 mil doses e todas foram liberadas para utilização na campanha contra a Covid-19. Vacinas que estavam em análise era para a aplicação da segunda dose.
Rodrigo Nagafuti/Secom Poá
As cerca de 10 mil doses de vacina contra a Covid-19 de Poá que estavam sob análise do Plano Nacional de Imunização (PNI) foram liberadas para uso, após envio do laudo do órgão responsável, no final da tarde desta sexta-feira (3), segundo a Prefeitura.
A remessa foi enviada para análise pelo Departamento de Vigilância em saúde de Poá, após uma oscilação de energia que ocasionou a alteração de dois graus na temperatura do freezer de armazenamento, ocorrida no último sábado (28).
De acordo com o responsável pelo departamento, Leonardo Barbosa Garcia, a decisão de solicitar a avaliação das doses teve como base a responsabilidade e o respeito que a administração municipal tem adotado junto ao cidadão, desde o início do ano.
“Apesar da oscilação na energia ocorrer por 52 minutos, optamos em solicitar a análise por entender que a saúde das pessoas deve ser colocada acima de tudo”, afirmou.
A secretária de Saúde aproveitou o envio do laudo para defender o diretor do departamento que, durante a semana, foi vítima de ataques de algumas pessoas e páginas de redes sociais. “Ao invés de parabenizá-lo pela postura ética e responsável, preferiram atacá-lo até com ofensas pessoais, isso sem falar nas fakenews, que afirmavam que o município tinha perdido as doses. Estamos há mais de sete meses trabalhando com todo empenho e dedicação para imunizar a população o mais rápido possível, mas algumas pessoas preferem ignorar este fato para fazer politicagem em cima de um problema que não ocasionou nenhum ônus à municipalidade”, finalizou Claudia Cristina de Deus.
Conforme o laudo enviado pelo PNI, assinado por Brielly Rios Mendes Bertoldo, todas as doses enviadas para avaliação foram classificadas como satisfatórias e dentro das especificações de qualidade para utilização.
Assista a mais notícias do Alto Tietê