Nas 3 cidades haverá plantão de vacinação contra Covid na segunda-feira (6) e no feriado. Os municípios de Araraquara, São Carlos e Rio Claro
Arquivo/EPTV, ODrone, Fabio Rodrigues/G1
Com o feriado na terça-feira (7), Dia da Independência do Brasil, alguns serviços públicos continuam funcionando normalmente em Araraquara (SP), Rio Claro e São Carlos (veja abaixo o que abre por cidade).
Dentre as atividades que não serão interrompidas em virtude do feriado está inclusa a vacinação contra a Covid-19. Assim, nas três cidades haverá plantão de vacinação durante o feriado ou durante o ponto facultativo da segunda-feira (6).
COMÉRCIO: veja horários de São Carlos e Araraquara na terça
VACINAÇÃO: veja idades, locais e horários na região
Araraquara
O município irá manter em funcionamento apenas serviços de extrema necessidade, como os relacionados à saúde e à coleta de lixo. Os dias e horários de atendimento são os seguintes:
UPA – Unidade Central: todos os dias com atendimento 24 horas.
UPA – Vila Xavier: todos os dias, com atendimento 24 horas especialmente para Covid-19.
UPA – Valle Verde: todos os dias com atendimento 24 horas.
SAMU: todos os dias com atendimento 24 horas. Basta discar 192.
Casa de Acolhida Transitória: todos os dias com atendimento 24 horas.
A coleta de lixo comum também manterá seu funcionamento, em horário regular, na segunda-feira (6), ponto facultativo.
Na terça-feira (7), não haverá a coleta. Já os pontos de entrega de entulhos (bolsões) abrem na segunda e na terça-feira, das 6h às 18h.
Vacinação contra Covid-19
A imunização acontece na cidade somente na segunda-feira (6) para adolescentes de 15 a 17 anos com ou sem comorbidades e para pessoas que precisam receber a segunda dose da Coronavac, da Pfizer e da AstraZeneca. A vacinação acontece nos seguintes pontos:
Drive Thru do Cear, das 8h às 15h
Postos do Vale do Sol, das 8h às 15h
Postos do Santa Angelina, das 8h às 15h
Postos da Vila Xavier e Adalberto Roxo, das 8h às 15h
Rio Claro
A cidade optou por manter o funcionamento de alguns serviços públicos durante o feriado da terça e o ponto facultativo da segunda-feira (6), mas algumas atividades acontecem em horário reduzido.
A coleta de lixo funciona normalmente no sábado (4), na segunda e na terça-feira, dia do feriado. Já a coleta seletiva realizará suas atividades somente no sábado e na segunda-feira (6).
Os sete ecopontos da cidade – onde pode ser feito o descarte de entulhos de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões, objetos velhos, pilhas, materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha – o funcionamento será no sábado, das 8h às 17h, no domingo (5), das 8h às 12h, na segunda-feira (6), das 8h às 20h e na terça-feira (7), das 8h às 12h.
O Mercado Municipal também atenderá em horário regular durante o final de semana, o recesso de segunda-feira e o feriado de terça. Os bares localizados dentro do mercado também poderão atender no período norturno.
As feiras-livres da cidade também funcionarão. Na terça-feira (7), a feira será realizada na Vila Martins a partir das 17 horas. No sábado (4), acontece a feira livre no bairro São Benedito, das 6h às 12h. No domingo (6), a feira do Cervezão será montada na Avenida M-25 com Rua M-17, também das 6h ao meio-dia.
Durante todo o final de semana, a segunda e a terça-feira do feriado, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede pública estarão atendendo em plantões 24 horas.
UPA Bairro do Estádio, Avenida 29, entre as ruas 12 e 13. Telefone: 3522-1818.
UPA Cervezão, Rua M-9, 66. Telefone: 3533-7272 – esta unidade atende somente pacientes da Covid-19
Vacinação contra Covid-19
Sábado (4): não haverá vacinação
Segunda-feira (6): somente aplicação de segundas doses. Receberão a segunda dose da AstraZeneca e da Pfizer quem tomou a primeira até 17 de junho e da Coronavac para aqueles que tomaram a primeira até 16 de agosto. O atendimento será feito no Posto da Unimed, das 8h às 13h.
Terça-feira (7): aplicação da primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades e de segundas doses. O atendimento acontece no Centro Cultural, das 10h às 15h.
São Carlos
A cidade manterá o atendimento de alguns serviços, principalmente os relacionados à saúde em virtude da pandemia de Covid-19. Porém, o horário de funcionamento será alterado.
UPAs da Vila Prado, Cidade Aracy e Santa Felícia atendem 24 horas todos os dias
Ginásio Milton Olaio Filho – para atendimento exclusivo aos pacientes com Covid
Mercado Municipal: funciona das 9h às 17h durante a terça-feira (7)
Guarda Municipal, Defesa Civil e Conselho Tutelar podem ser acionados pelo 153
Vacinação contra Covid-19
A aplicação das doses acontece no sábado (4), na segunda-feira (6) e na terça-feira (7) para adolescentes acima de 13 anos sem comorbidades e pessoas em tempo de tomar a segunda dose, nos seguintes locais:
Postos Fixos: UBSs Azulville, Santa Felícia, Cidade Aracy, Redenção, Vila São José e USF Arnon de Mello/Angelina, das 8h às 14h
Drive thru: FESC e Shopping Iguatemi, das 8h às 14h
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara