Programação da Campanha Novembro Azul vai até sexta-feira (27); veja quais unidades de saúde procurar. Leme oferece exames gratuitos de câncer de próstata
Moradores de Leme (SP) podem realizar, até esta sexta-feira (27), exames gratuitos para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesta segunda-feira (23), as quatro unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Primavera, Imperial, Palmeiras e Saulo estarão realizando os exames. No restante da semana, as demais unidades de saúde podem ser procuradas (veja abaixo).
“[O diagnóstico precoce é importante] para amenizar, caso o homem tenha algum sintoma ou seja assintomático, um possível câncer ou uma outra patologia”, disse a enfermeira Juliane Pelicari Binotto.
Exames
Em Leme (SP), está sendo ofertado o exame PSA, onde é feito uma coleta de sangue para ver uma enzima que é produzida na próstata
Getty Images via BBC
Está sendo ofertado o exame Antígeno Prostático Específico (PSA, na sigla em inglês), feito por meio de coleta de sangue e que avalia uma enzima produzida pela próstata. A mudança nos níveis dessa enzima é indicativo de alterações que precisam ser avaliadas.
“Caso o PSA dê alguma alteração, o homem passará por um médico e, aí sim, será feita a análise complementar com o toque retal”, explicou a enfermeira.
Segundo ela, todos os homens devem procurar atendimento, especialmente aqueles acima de 40 anos, mas o atendimento também está aberto para os abaixo dessa idade porque também estão sendo oferecidos os testes rápidos de Sífilis, Hepatite B, C e HIV.
Programação
Leme oferece exames gratuitos, até esta sexta-feira (27), para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata
Divulgação
Segunda-feira (23): ESF Primavera, ESF Imperial, ESF Palmeiras e ESF Saulo;
Terça-feira (24): ESF Quaglia, UBS Caju e UBS Taquari;
Quarta-feira (25): UBS Sumaré;
Quinta-feira (26): UBS Nelma;
Sexta-feira (27): UBS João Leme, UBS Ariana, UBS Santa Inês, ESF Itamaraty e ESF Vanessa.
Por conta do Novembro Azul, não é necessário encaminhamento médico. Em caso de dúvidas, é possível telefonar na Secretaria de Saúde de Leme pelo telefone (19) 3573-6599.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.