Sem conseguir reservar horário, muitas pessoas voltaram para casa sem receber o imunizante. Prefeitura alegou sobrecarga no sistema e prometeu mudanças nos próximos dias. Vacina contra Covid em São Carlos
Prefeitura de São Carlos/Divulgação
Moradores de São Carlos (SP) que não conseguiram agendar horário para receber a vacina contra a Covid-19 e foram até os postos de vacinação, tiveram que voltar pra casa sem o imunizante nesta quarta-feira (8).
Muitos deles alegaram que tentaram fazer a reserva do horário pelo site indicado pela prefeitura e não conseguiram, já que no sistema não aparecia nenhum local ou horário disponível.
O sistema de agendamento eletrônico para a vacinação contra a Covid-19 foi anunciado na sexta-feira (3) com o objetivo de evitar filas e aglomerações nos polos de imunização.
Moradores de São Carlos enfrentam longas filas para vacinar contra Covid
Nilson Porcel/EPTV
“Desde as 7h da manhã que eu estou aqui e disseram que o pessoal que não está agendado, não vai vacinar. Mandou ir para casa, tentar agendar em casa e nós não conseguimos agendar. Eu vou ter que ir embora e vou voltar quando? Se o site da prefeitura não abre, vou voltar só quando Deus sabe”, lamentou o porteiro Jurandir Reis da Silva.
Procurada, a Prefeitura de São Carlos informou que o sistema ficou sobrecarregado devido à quantidade de acessos e, orientou, que se a unidade procurada já estiver com o esquema vacinal completo, pessoas que estão na fila, sem agendamento, correm o risco de não receber o imunizante. (Veja abaixo o posicionamento completo.)
Reclamações
Moradores de São Carlos relatam problemas no site para agendar a vacinação contra a Covid
No polo de vacinação drive-thru da Fundação Educacional de São Carlos (Fesc) havia uma fila extensa de carros na manhã desta quarta-feira (8), entretanto, muitas pessoas não haviam conseguido fazer o agendamento para receber a dose.
“Eu entrei na sexta-feira de manhã e também no sábado, quando eles falaram que já estava liberado. Não tinha horário, não tinha data. Eu coloquei aqui na Fesc e não tinha, coloquei no shopping, não tinha. Coloquei no Santa Felícia também não tinha para nenhuma data e nenhum horário”, disse a estudante Bianca Righetti.
Na fila da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Redenção, o funcionário público Ed Wilson Fragelli estava indignado por não ter recebido a segunda dose.
Morador de São Carlos estava indignado por não receber dose da vacina contra a Covid-19
Marlon Tavoni/EPTV

“Eu falei para a atendente ali que eu estou desde manhã tentando fazer o agendamento e a página não carrega. Tentei fazer agora pelo celular e não consegui fazer o agendamento para hoje. E a informação que a gente tinha, que eu liguei hoje na vigilância, tive a informação que eu não precisava fazer o agendamento”, declarou.
Na UBS do Azulville, a empreendedora Maria Fernanda Xavier conseguiu fazer o agendamento online, mas viu muitas pessoas que estavam na fila indo embora sem conseguir receber o imunizante.
“A hora que eu cheguei aqui, por volta de 8h40 tinha muita gente, sem agendamento, que eles dispensaram. Falaram que não iam atender sem o agendamento. O pessoal tentou entrar no site aqui mesmo, tá super tumultuado, não aparece opção para agendar, então muita gente acabou indo embora”, disse.
Agendamento
Agendamento de vacinação em São Carlos
Prefeitura/Divulgação
É necessário fazer um cadastro e registrar uma senha para depois acessar as opções de data, horário e locais para receber a imunização.
Uma mensagem será enviada para o e-mail do usuário confirmando o agendamento. Se a pessoa não tiver o cartão SUS, pode fazer agendamento assim mesmo.
O que diz a prefeitura?
A diretora de Gestão do Cuidado Ambutatorial, Denise Braga, disse que o que aconteceu nesta quarta foi uma sobrecarga no sistema, já que muitas pessoas estavam tentando agendar ao mesmo tempo e que o sistema está passando por ajustes.
Denise ainda disse que durante o feriado prolongado, os plantões de vacinação conseguiram atender todas as pessoas que chegavam aos locais de imunização por que as unidades não estavam funcionando com 100% dos atendimentos.
Diretora de Gestão do Cuidado Ambutatorial de São Carlos, Denise Braga
Marlon Tavoni/EPTV
“A partir de hoje, as unidades de saúde estão trabalhando normalmente, com atendimento normal de médicos, psicólogos, enfermagem, então a equipe para vacinação é um pouco reduzida. Então, por isso que não dá para gente ampliar da forma que a gente ampliou no feriado. A partir do momento que a gente abrir esses próximos dias agora, reajustar as unidades, esses problemas vão cessar porque aí as pessoas vão conseguir fazer o agendamento pelo site”, explicou.
A diretora pediu que a população tenha um pouco de paciência, já que para os próximos dias, a prefeitura pretende ampliar a vacinação contra a Covid-19 nas 35 unidades da cidade.
“Aquelas pessoas que não conseguiram agendar e estão naquelas unidades que a capacidade já está completa, as pessoas precisam ter um pouquinho de paciência pra gente ver se vai conseguir vacinar essas pessoas. Nas unidades que o agendamento não está completo, muito provavelmente a equipe vai conseguir vacinar. Então, várias unidades já estão com as vagas que foram disponibilizadas completas, por isso que as pessoas não estão conseguindo agendar. Mais uma coisa, hoje, especificamente hoje, está acontecendo isso porque a gente vai ajustar. Hoje mesmo nós vamos abrir para os outros dias também. Então, para esses próximos dias, nós já vamos ter mais vagas disponíveis, no sábado vamos ter plantão também, e para a próxima semana, nossa intenção é abrir todas as 35 unidades que nós temos para fazer a vacinação. Então vai ficar muito mais fácil”, argumentou.
Denise também pediu para que os moradores que conseguiram realizar o agendamento, não deixem de ir tomar a vacina.
“Todas as unidades eles conseguem abrir o sistema e ver quantas pessoas estão agendadas naquela unidade. Então, aparece o nome da pessoa, a data de nascimento, idade, CPF, horário e nós verificamos que algumas unidades foram controlando quem foi aparecendo ou não e a gente verificou que muita gente, não sei se te dizer uma porcentagem, muita gente agendada não compareceu e isso prejudica muito. Foi por isso que a gente conseguiu fazer a vacinação das pessoas que não estavam agendadas. Então a gente pede para a população que se fizer o agendamento, compareça naquele dia”.
Drive-thru não vai vacinar sem agendamento
Os postos volantes com sistema drive-thru não vão atender quem não estiver agendado, segundo Denise. Já as unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família (USF’s) vão atender pessoas não agendadas dependendo do número de vagas que disponibiliza. Se a unidade já estiver com agendamento completo, não vai vacinar, se ainda tiver vaga, vai aplicar a vacina, porém essa pessoa vai ter que esperar o atendimento das pessoas agendadas.
A Secretaria de Saúde ressalta que em muitas unidades as vagas se esgotam imediatamente, porém em outras não preenchem nem 50% das vagas, portanto a pessoa deve sempre verificar, se não tiver vaga na unidade de preferência, procurar vaga em outra.
Atualmente estão disponíveis as seguintes unidades e postos volantes para agendamento: Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Cidade Aracy, Azulville, Maria Stela Fagá, Redenção, Santa Felícia e Vila São José; Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Arnon de Melo/Angelina, CDHU, Cruzeiro do Sul, Zavaglia e Jockey/Guanabara e postos volantes com sistema drive-thru da FESC (Vila Ney), Shopping Iguatemi e Paróquia Guadalupe (Cidade Aracy).
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