É o 1º caso em 5 anos. Veja o que fazer caso encontre um animal com suspeita da doença. Os morcegos podem abrigar diferentes tipos de vírus (foto ilustrativa).
Getty Images via BBC
Um morcego que tinha o vírus da raiva foi encontrado por um morador de Rio Claro (SP). O caso aconteceu no mês passado, no bairro Jardim América , mas foi comunicado agora pela Vigilância Epidemiológica.
Em 26 de julho, o morador encontrou o animal caído em sua casa e chamou o Centro de Zoonoses do município. Ele foi recolhido e exames do Instituto Pasteur apontaram a presença do vírus da raiva.
Raiva: o que é, transmissão, sintomas, diagnóstico e prevenção
Morcego com raiva é encontrado por morador de Rio Claro
O último caso de morcego com raiva em Rio Claro havia sido registrado exatamente cinco anos antes, em 26 de julho de 2016.
Em cães e gatos a raiva está controlada no Brasil. Há dois anos não há campanhas de vacinação em prevenção à doença. Em julho, o estado de São Paulo suspendeu a campanha devido à pandemia.
O que fazer se encontrar um animal com suspeita de raiva:
Não tocar sob hipótese alguma;
Isolar e prender o animal com uma caixa ou algo que o cubra e não o deixe fugir;
Chamar o Centro de Zoonoses;
Em caso de mordida, observar o animal (cão ou gato) por 10 dias e no caso de qualquer alteração de comportamento, procurar o serviço de saúde;
Se não for possível observar o animal, procurar o atendimento médico e cumprir o protocolo de tratamento, com a aplicação da vacina contra a raiva.
A vacinação contra raiva foi suspensa mais uma vez neste ano:
Veja os vídeos do EPTV1 desta quarta-feira:
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.