Segundo a gestão municipal, os bandidos bloquearam os dados municipais em 27 de agosto, e os serviços na cidade foram todos comprometidos, causando prejuízo para a população e para os cofres públicos da cidade. PIRATAS DIGITAIS DEIXAM CIDADÃOS SEM SERVIÇOS EM TABOÃO DA SERRA
O sistema de informática da Prefeitura de Taboão da Serra foi atacado por piratas digitais no final de agosto e a cidade tem sofrido um apagão no atendimento de serviços há mais de 20 dias.
Segundo a gestão municipal, os bandidos bloquearam os dados municipais e os serviços na cidade foram todos comprometidos, causando prejuízo para a população e os cofres públicos.
A invasão aconteceu em 27 de agosto, quando os criminosos instalaram um tipo de vírus que bloqueou e travou o acesso às informações do sistema. Nesse tipo de invasão, os dados e serviços ficam em posse dos criminosos.
Segundo o gerente de Tecnologia e Infraestrutura da Prefeitura de Taboão da Serra, Igor Jacon Teixeira, eles deixaram uma mensagem com um endereço para negociar a venda dos dados.
“Eles criptografam e logo eles deixam uma mensagem de texto aonde eles dizem que a máquina foi criptografada e pra entrar eles deixam um site, pra gente entrar em contato. Dentro desse site tem um chat aonde você entra em contato com eles e eles pedem aquele resgate, é um ataque hoje comum.”
A Prefeitura de Taboão da Serra procurou a polícia e contratou uma empresa para recuperar as informações, seguindo as recomendações que as autoridades da área de segurança indicam.
Apagão de serviços
Os serviços para a população do município, porém, continuam comprometidos. A vendedora Valéria Ribeiro tenta há dias marcar uma consulta no serviço público de saúde da cidade, mas não consegue.
“Falaram que não tinha sistema. De vez em quando eu dou uma ligada lá pra ver se já voltou”, afirmou.
Nesta sexta-feira (17), a vendedora precisou de outro serviço público: pedir a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Eu tava aguardando e só vim entregar os documentos. Não sei nem se tá funcionando. Vou saber agora”, declarou Valéria, que aguardava informações no Atende.
O Atende é uma central de serviços em que as pessoas resolvem pendências com as 18 secretarias municipais de Taboão. Ele também foi atingido pelo ataque dos hackers que invadiram o sistema da prefeitura em 27 de agosto.
Segundo a equipe do Atende, os serviços só voltaram a ser realizados na semana passada. Evani Rodrigues não conseguiu ser atendida nesta sexta-feira (17). “Só falaram que estava sem sistema, pra eu tentar resolver pela internet”, disse ela.
Já a cabeleireira Jéssica de Oliveira Pontes não consegue marcar uma consulta na cidade desde o mês passado. “Eles simplesmente falam que estão sem sistema, mas não entram em detalhe. E a gente pagando imposto, fazendo as coisas, mas não tem um retorno”, disse a moça.
O que diz a gestão municipal
O secretário da Saúde do município, José Alberto Tarifa, informou que os agendamentos estão sendo feitos manualmente.
“Todos os agendamentos, todos os documentos administrativos da área da Saúde estão sendo feitos manualmente, então não há prejuízo pro atendimento da população. Estamos atendendo todos sem problema nenhum”, afirmou Tarifa.
A gestão municipal também afirma que investiu na compra de dois servidores e está abrindo licitação para a aquisição de sistemas de segurança novos, além de estar trabalhando para restabelecer totalmente os serviços.
VÍDEOS: Tudo sobre São Paulo e região metropolitana