Município aplicará o imunizante da Pfizer em jovens de 15 a 17 anos com comorbidades. Expectativa era que a faixa etária começasse a receber a vacina somente a partir do dia 18 de agosto. Poá imuniza adolescentes com doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19
Governo do Estado/Divulgação
Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura de Poá dará início à vacinação de adolescentes contra a Covid-19. A cidade será a primeira do Alto Tietê a imunizar o público menor de 18 anos.
Nos outros municípios, no entanto, ainda não há previsão para início da aplicação nessa faixa etária (veja abaixo).
Alto Tietê recebe mais 33 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para jovens de 18 a 24 anos
Na primeira etapa, a vacinação de adolescentes inclui pessoas de 15 a 17 anos, com comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, além de gestantes e puérperas.
Em Poá, o imunizante oferecido é o da Pfizer e não é preciso agendamento. Basta comparecer aos locais de vacinação:
Onde: Reino da Garotada e na Praça da Bíblia;
Qual horário: das 9h às 15h;
O que levar: documento com foto, CPF e comprovante de endereço.
Além disso, é obrigatório que o público, antes de ser vacinado, faça um cadastro no site Vacina Já, do Governo do Estado.
O preenchimento do formulário não reserva a dose, mas agiliza o processo de atendimento.
Governo de SP divulga calendário de vacinação para adolescentes contra Covid-19
Reprodução/Governo de SP
Com o início da imunização de adolescentes na sexta-feira, Poá se adianta em relação ao cronograma estadual. A previsão era de que essa faixa etária começasse a receber a vacina apenas a partir do dia 18 de agosto.
O município é também o mais adiantado em relação aos outros da região. O G1 questionou as prefeituras sobre o assunto, mas a maioria respondeu que ainda não tem previsão. Veja o que cada cidade informou:
Biritiba Mirim
A Prefeitura informou que vem seguindo todas as diretrizes da Vigilância Epidemiológica do Estado, além do calendário já divulgado pelo Governo Estadual mediante o envio de doses para os grupos.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos ainda aguarda a nota técnica do Governo do Estado sobre a vacinação do adolescentes.
Itaquaquecetuba
A Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda não há previsão para início da imunização desse público.
Saiba mais sobre a vacinação contra a Covid-19