Informação foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (10). Variante delta desafia controle da pandemia no mundo
Getty Images via BBC
A Prefeitura de Jundiaí (SP) recebeu a notificação do Instituto Adolfo Lutz do primeiro caso da variante delta no município. A informação foi divulgada nesta terça-feira (10).
Segundo a prefeitura, o paciente já está recuperado da doença. O caso foi acompanhado pelas equipes de Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e não registrou sintomas entre as pessoas próximas do convívio social do paciente.
A variante delta do coronavírus é motivo de preocupação das autoridades de saúde do mundo inteiro porque é mais transmissível.
Variante delta da Covid: os sinais que ameaçam fim da pandemia mesmo após vacinação
A prefeitura informou que os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde foram seguidos para o acompanhamento do caso.
A UGPS alertou que, mesmo com o avanço da vacinação, é essencial que a população mantenha os cuidados preventivos com o uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.
O G1 entrou em contato com a Secretaria estadual da Saúde e aguarda um posicionamento.
Variante delta no estado de SP
No estado de São Paulo, os institutos Adolfo Lutz e Butantan monitoram separadamente o avanço da delta. O estado já tem 91 casos confirmados da variante delta, sendo 50 deles na capital, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
Dos 50 contaminados na cidade apenas na capital paulista, 40 foram analisados. Desses, 14 não tinham tomado a vacina contra a Covid-19. Outros 14 só tinham tomado a primeira dose. Três tomaram as duas doses.
Os outros 9, a Prefeitura não tem registro de vacina no sistema Vacivida. Ou seja, a maioria que pegou a delta na capital não tinha a vacinação completa.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Veja mais notícias da região em G1 Sorocaba e Jundiaí