Unidade terá leitos de observação e estabilização de pacientes encaminhados pela UPA da Vila Xavier. Pronto-socorro do Melhado em Araraquara (SP) passa a atender suspeitas de Covid-19 na segunda-feira (16)
Divulgação/Prefeitura de Araraquara
A partir de segunda-feira (16), o pronto-socorro do Melhado, em Araraquara (SP), será reaberto e passará a atender casos suspeitos de Covid-19 encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier.
A unidade possui uma ala com 21 leitos, sendo 18 de observação e três de estabilização, que será utilizada como local de retaguarda para o sistema de urgência e emergência do município até o final do ano.
De acordo com o último boletim epidemiológico, Araraquara soma 5.909 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 70 mortes desde o início da pandemia.
Substituição
Pronto-socorro do Melhado, em Araraquara (SP), substituirá atendimentos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em frente a UPA da Vila Xavier
Paulo Chiari/EPTV
Esses leitos de Covid-19 do Melhado substituirão a estrutura que foi utilizada por seis meses na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada em frente a UPA da Vila Xavier.
Entre abril e outubro, mais de 300 pacientes foram atendidos na instituição, mas o imóvel foi devolvido à igreja para que ela pudesse retomar suas atividades religiosas.
“Essa estrutura vem substituir os leitos que tínhamos na capela. Agora trouxemos os leitos para o Melhado, onde serão atendidos pacientes suspeitos de coronavírus”, afirmou a secretária de Saúde, Eliana Honain.
Ala Covid-19
Pronto-socorro do Melhado em Araraquara (SP) terá 21 leitos, sendo 18 de observação e três de estabilização
Divulgação/Prefeitura de Araraquara
As obras para reabertura completa da unidade ainda estão na fase de acabamento, mas as duas alas Covid-19 do imóvel já entrarão em funcionamento. Até o final de semana serão feitas as últimas adequações e a sanitização do prédio.
“Nós temos quartos individualizados para que os pacientes se sintam acolhidos. Temos três leitos de estabilização completos, com respiradores e monitores”, explicou a secretária.
Contudo, segundo ela, caso os pacientes necessitem, eles serão encaminhados para outras instituições, como a Santa Casa e o hospital de campanha (Hospital da Solidariedade).
Os moradores de Araraquara que estiverem com sintomas gripais devem continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier, polo de triagem, para, caso necessário, serem transferidos para o pronto-socorro do Melhado enquanto aguardam o diagnóstico.
Leitos de estabilização contam com respiradores e monitores em Araraquara (SP)
Divulgação/Prefeitura de Araraquara
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.