Cenário é exatamente o oposto do observado em âmbito nacional, onde tucanos perderam e democratas ganharam prefeituras. A partir de 2021, nove partidos diferentes estarão à frente das 21 prefeituras da região
Heloise Hamada/G1
O PSDB foi o partido que mais fez prefeitos na região de Sorocaba e Jundiaí nas eleições 2020. O partido, que atualmente tem três representantes no poder Executivo em 21 cidades, passará a contar com oito a partir do ano que vem.
Na contramão da ascensão tucana está o Democratas, que deixará de ter prefeitos na região. Atualmente, a legenda é representada por três chefes de Executivo.
Curiosamente, o cenário da região de Sorocaba e Jundiaí é exatamente o oposto do registrado por todo o país. Com os resultados do primeiro turno no Brasil, o PSDB perdeu 35% das prefeituras que detinha enquanto o DEM aumentou sua participação nas cidades em 73%.
Se até o fim de 2020 os tucanos serão representados apenas em Jundiaí, Piedade e São Roque, a partir do ano que vem a sigla terá prefeitos em Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Itatiba, Salto de Pirapora, Várzea Paulista e Votorantim, além da própria Jundiaí, que reelegeu Luiz Fernando Machado.
Já o DEM, que tinha prefeitos em Itatiba, Jarinu e Votorantim, não terá nenhum chefe de Executivo a partir de 2021 na região. A única incerteza na região fica por conta de Sorocaba, onde o segundo turno pode definir pela manutenção do PSL de Jaqueline Coutinho, ou migrar para o Republicanos, de Rodrigo Manga.
O dobro ou nada
Outro partido que fortaleceu sua participação na região nestas eleições foi o PSD. A legenda tinha dois prefeitos (Cabreúva e Itupeva) e passou para quatro (Araçoiaba da Serra, Jarinu e Mairinque, além de Itupeva, que reelegeu Marcão Marchi).
Por outro lado, PV e PP, que tinham prefeitos em duas cidades da região, ficarão sem representante no Executivo. O Partido Progressista administrava Mairinque e Salto e o Partido Verde era representado em Araçoiaba da Serra e Várzea Paulista.
Veja o número de prefeitos dos partidos com representatividade nas cidades da região:
2016 – 2020
DEM – 3
PSDB – 3
PSD – 2
PL – 2
PV – 2
PP – 2
SD – 1
MDB – 1
PPS – 1
PTB – 1
PDT – 1
Sem partido – 1
Eleitos em 2020
PSDB – 8
PSD – 4
PL – 2
PSC – 1
Podemos – 1
MDB – 1
SD -1
PROS – 1
PTB – 1
Veja mais notícias da região em G1 Sorocaba e Jundiaí