Político de 31 anos, filiado ao Cidadania, venceu eleições com 60,68% dos votos válidos. Município, que tem cerca de 46% de área rural, terá aumento na malha ferroviária, segundo ele. Luiz Dalben, do Cidadania, é reeleito prefeito de Sumaré, SP
Reeleito com 60,68% dos votos, o prefeito Luiz Dalben (Cidadania) prometeu desenvolver a área rural de Sumaré (SP), que representa 46% do território do município, segundo ele. A proposta é acompanhar o crescimento da malha ferroviária.
Dalben teve 67.571 votos no domingo (15) contra 25.377 de Decio Marmirolli (PDT), que ficou em segundo lugar. A disputa teve, ainda, Guilherme Dall’Orto (Patriota) e Dr Roberto Guimarães (PTB).
O prefeito afirmou que vai buscar humanizar o atendimento na saúde e ampliar o desenvolvimento de Sumaré para a região rural, com moradias.
“Hoje a gente tem quase 46% da cidade como área rural e a gente precisa desenvolver e aumentar o crescimento de moradia no nosso município para conseguir fazer frente à logística da malha ferroviária paulista que vai duplicar aqui na cidade de Sumaré. Com isso a gente precisa atender essa demanda para ter moradia e logística também para conseguir receber as mercadorias que vão ser produzidas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, que vai vir para Sumaré para ser destinado ao porto de Santos, ao aeroporto”, explicou, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
O político também agradeceu aos eleitores de Sumaré pela votação. “Com certeza a responsabilidade aumenta, mas a palavra para resumir o que eu sinto hoje é gratidão. Gratidão a Deus em primeiro lugar e ao povo da minha cidade, por acreditar na gente, confiar no nosso trabalho”.
Luiz Dalben, prefeito de Sumaré, em entrevista ao EPTV 1 após vencer as eleições 2020
Reprodução/EPTV
Resultado em Sumaré
Luiz Dalben – Cidadania – 60,68%
Decio Marmirolli – PDT – 22,79%
Guilherme Dall’Orto – Patriota – 13,13%
Dr Roberto Guimarães – PTB – 3,40%
Perfil
Perfil
O político de 31 anos foi vice-prefeito de Sumaré entre 2013 e 2016, ano em que foi eleito chefe do Executivo pela primeira vez, com 50.624 votos (42,97%). Dalben é casado com Bruna Borges e pai de dois filhos, Alice e Luiz Dirceu.
O prefeito reeleito é filho do deputado estadual Antonio Dirceu Dalben (PROS) e nasceu no bairro Matão, em Sumaré. Em 2013, quando era vice-prefeito, foi presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Nestas eleições, Dalben declarou patrimônio de R$ 19.459,27 à Justiça Eleitoral. O vice dele é o empresário Henrique do Paraíso (Republicanos), de 35 anos. Henrique declarou R$ 126 mil.
Veja mais notícias sobre eleições no G1 Campinas