Aumentar o saneamento básico e implantar mais escolas estão na lista. Ashiuchi tem 41 anos e o vice-prefeito eleito é Walmir Pinto (PDT), de 59 anos. Rodrigo Ashiuchi é reeleito a prefeito de Suzano
Rodrigo Ashiuchi (PL) foi reeleito prefeito de Suzano com 77,80% dos votos. Ashiuchi tem 41 anos e o vice-prefeito eleito é Walmir Pinto (PDT), de 59 anos.
Apesar de estar completando quatro anos como chefe do Executivo no município, Ashiuchi ainda tem muitos desafios para enfrentar em várias áreas, como saneamento básico, saúde, educação e transporte.
Entre as metas do prefeito reeleito está a de levar Suzano para a lista das dez cidades com maior índice de saneamento básico. “A Sabesp é que faz o serviço em Suzano e tem obras em andamento na região de Palmeiras e na área central. Espero até 2022/2023 estar figurando entre as dez cidades com maior índice de saneamento básico e coleta de esgoto não só no Estado de São Paulo como no País.”
Já na área de educação, Ashiuchi pretende continuar o trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos. O prefeito aponta que neste período foram abertas na cidade 12 novas escolas, sendo que muitas delas são creches.
“A gente vai continuar com esse trabalho de creche continuada e novas escolas, novas creches, aqui na cidade. E esperamos com essa renovação de mandato evoluir muito nessa questão, podendo estar oferecendo 100% do ensino disponível a toda população, especialmente para os anos iniciais”, promete o prefeito.
Rodrigo Ashiuchi foi reeleito prefeito de Suzano
PL Suzano/Divulgação
As enchentes que castigam alguns bairros da cidade também desafiam o prefeito. Ashiuchi garante que a Prefeitura já tem um pedido adiantado com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) que é a limpeza de alguns rios, como o Jaguari, Guaió e principalmente o Tietê que passa na cidade. “Quando houve essa chuva recente na cidade eu estive pessoalmente nos bairros e vendo também, que infelizmente, muitas coisas o pessoal joga nos rios e nas ruas. A gente fez o caminhão de cata-treco e de forma consciente pedindo o apoio da população para que a gente possa ter esse cuidado de não jogar as coisas na rua.”
Para a saúde, Ashiuchi pretende continuar com o trabalho de telemedicina implantado por causa da pandemia do novo coronavírus. “A gente entregou cinco novas UBSs, estamos diminuindo consideravelmente a fila de exames, vamos entregar um hospital federal na nossa cidade, que está em obras. Também tem o pronto-atendimento na região de Palmeiras.”
Perfil
Rodrigo Ashiuchi tem 41 anos e é formado em engenharia de controle de automação, pós-graduado em gestão pública, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na diretoria-executiva da Associação Comercial e Empresarial de Suzano e foi presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) nos anos de 2018 e 2019.
Assista a mais notícias