Objetivo é auxiliar cada família a ter um melhor controle quanto ao consumo de água por pessoa, ao dia, no seu imóvel. Calculadora pode ser acessada pela internet. Saae disponibiliza calculadora virtual para controle do consumo de água em Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba (SP) disponibiliza uma nova ferramenta para que a população tenha uma melhor avaliação e controle do consumo residencial de água: a Calculadora de Consumo de Água, que está disponível neste link.
O objetivo é auxiliar cada família a ter um melhor controle quanto ao consumo de água por pessoa, ao dia, no seu imóvel, bem como conscientizar a todos sobre a necessidade de fazer o uso consciente, sem desperdício.
Desde o início de 2021, a autarquia tem disponibilizado informações do consumo médio diário, em litros, nas contas de consumo de seus usuários. Com esse dado em mãos, acessando a nova ferramenta e inserindo ainda a quantidade de pessoas moradoras do imóvel, o munícipe consegue calcular e visualizar em qual faixa de consumo atualmente está enquadrado.
São cinco faixas de consumo:
Ótimo (consumo de até 110 litros por pessoa, ao dia);
Adequado (entre 111 e 130 litros/pessoa/dia);
Médio (entre 131 e 155 litros/pessoa/dia);
Alto (entre 156 e 185 litros/pessoa/dia);
Muito alto (acima de 185 litros/pessoa/dia).
Concluído o cálculo, o resultado é apresentado pelo “Saaezinho”, um mascote criado para incentivar o consumo consciente, que apresenta o resultado e, ainda, dá dicas de economia de água.
As categorias foram definidas com base nos dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais apontam que 110 litros (0,11 m3) de água por dia é suficiente para atender às necessidades básicas do ser humano.
Outra informação levada em consideração é a média nacional de consumo de água, de 155 litros diários por pessoa, bem como a média da população sorocabana, de 187 litros por pessoa, ao dia.
Campanha de conscientização
O Saae vem desenvolvendo um trabalho de orientação sobre o uso consciente da água. A atividade consiste em visitas nas portas das residências, com a abordagem aos munícipes sobre possíveis situações de desperdício.
Ações simples adotadas no dia a dia e que contribuem para o uso consciente da água estão disponibilizadas pelo Saae em um folheto explicativo completo, que pode ser acessado pelo link.
Confira algumas dicas:
Evitar gastos desnecessários e desperdícios, tais como fechar bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba;
Evitar banhos demorados;
Antes de lavar a louça, remover restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho;
Evitar lavar as calçadas e o carro com mangueira;
Molhar as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno;
Utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e ficar atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.
Para receber informações de comportamentos que caracterizem desperdício de água ou apontar casos de vazamentos e outras ações semelhantes, o Saae coloca à disposição os seguintes canais de comunicação: e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br e WhatsApp (15) 98158-0356.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí