Mongaguá volta a aplicar 1ª dose na segunda-feira (16). Cidades haviam paralisado vacinação por falta de doses e, após receberem novos imunizantes por parte do governo estadual, municípios retomarão vacinação. Santos e Praia Grande retomam vacinação da 1ª dose contra a Covid-19 neste sábado (14) e Mongaguá na segunda-feira (16)
Divulgação/Prefeitura de Santos
Santos, Praia Grande e Mongaguá, cidades que haviam suspendido a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 por falta de imunizantes, informaram ao G1 que receberam novas doses nesta sexta-feira (13) e, com isso, retomarão a imunização da população. Mongaguá retoma a vacinação na próxima segunda-feira (16), enquanto Santos e Praia Grande já voltam a aplicar a primeira dose neste sábado (14).
Além das novas doses enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo nesta sexta, a pasta informou que a Baixada Santista receberá neste final de semana outras 44,1 mil doses de vacinas contra Covid-19, que incluem doses de CoronaVac. O novo quantitativo se soma às outras 137,5 mil doses já disponibilizadas nesta semana para avanço na campanha, sendo 8,9 mil para Santos, 9,8 mil para Praia Grande e 1,4 mil para Mongaguá.
Para se vacinar, é obrigatório que o morador apresente comprovante de residência no município, documento com foto e CPF. Em Mongaguá, é necessário também levar o cartão SUS. As prefeituras também pedem o pré-cadastro no site VacinaJá, do Governo do Estado, para agilizar a aplicação. Confira, abaixo, como será a retomada da vacinação em cada município.
Santos
Após o Governo do Estado enviar 14.540 doses para Santos nesta sexta-feira (13), o município informou que retoma a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 para moradores a partir de 18 anos neste fim de semana, com postos abertos das 9h às 15h30. No sábado (14), serão cinco postos exclusivos para quem for buscar a primeira dose e outros seis distribuindo primeira e segunda doses. No domingo (15), serão três locais, com primeira e segunda doses (veja endereços abaixo).
Confira onde se vacinar:
Sábado
Exclusivo primeira dose
Policlínica São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº
Policlínica Vila Nova – Praça Iguatemi Martins s/nº
Policlínica Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40
Policlínica Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Primeira e segunda doses
Pompeia – Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)
Ponta da Praia – Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
Marapé – Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
CEU das Artes – Praça da Paz Universal, s/nº
Policlínica Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº
Policlínica Vila Mathias – Rua Xavier Pinheiro, 284
Domingo
Primeira e segunda doses
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº
Policlínica Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Ponta da Praia – Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)
Praia Grande
Praia Grande confirmou que recebeu mais doses para dar sequência a campanha de vacinação e, desta forma, a imunização acontece normalmente neste final de semana. Pessoas acima de 18 anos e quem precisar tomar a 2ª dose pode se dirigir no sábado (14) aos polos dos Ginásios Rodrigão e Samambaia. Já no domingo (15), o atendimento será apenas no polo Ginásio Rodrigão. Nos dois dias, a vacinação ocorre das 9h às 15h.
Confira os endereços dos polos:
Ginásio Rodrigão: Avenida Presidente Kennedy, 5563 Bairro Tupi
Ginásio Samambaia: Avenida Maria Cavalcante, 10 Bairro Samambaia
Mongaguá
Mongaguá recebeu 395 doses do imunizante AstraZeneca e 1.038 doses do imunizante da Pfizer, segundo a prefeitura, para a continuidade dos atendimentos das primeiras doses de 18 a 24 anos. Além disso, recebeu 1.030 doses da CoronaVac para a continuidade dos atendimentos das segundas doses para pessoas com 35 e 36 anos. Segundo o município, os atendimentos serão realizados a partir de segunda-feira, das 8h30 às 11h30, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs).
Veja os endereços:
USF Pedreira – Rua Antônio Cordeiro Mendes, 204
USF Vila Operária – Av. Washington Luiz, 815, Vila Atlântica
USF Vila Atlântica – Av. Presidente Costa e Silva, 266
USF Jardim Praia Grande – Av. Monteiro Lobato, 6.092
USF Jussara – Av. Jussara, 1.921
USF Jardim Primavera – Av. Nossa Senhora de Fátima, 1.801, Agenor de Campos
USF Flórida Mirim – Av. Monteiro Lobato, 11.130
USF Itaguaí – Rua José Munhoz Bonilha, 429
USF Agenor de Campos – Rua Santa Terezinha, 1.645
Outras cidades
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão, o município não sofre com falta de vacinas e, inclusive nesta sexta-feira, foram recebidas doses de CoronaVac e BioNTech/Pfizer em quantidade para manter a campanha de vacinação sem a necessidade de interrupções, em primeira e segunda dose.
Cubatão vacina atualmente público acima de 18 anos e neste sábado atenderá no Centro Esportivo Pita, na Rua Arlindo Leandro, 13 – Vila Nova, das 9h às 15h30. No mesmo dia, terá início o Posto de Vacinação Itinerante que atenderá a comunidade da Vila Esperança. A vacinação ocorrerá na sede da Associação de Melhoramentos, que fica na Rua Santa Bárbara s/nº, segunda entrada do Sítio Novo.
Peruíbe informou que recebeu 1.176 novas doses da vacina e que a imunização continua neste sábado e na próxima segunda, terça-feira e quarta-feira para o público a partir de 18 anos.
A Prefeitura de Guarujá informa não há previsão para o recebimento de uma nova remessa de vacinas, mas, que o município possui doses suficientes para atender o público atual, com idade acima de 18 anos e a vacinação prosseguirá a partir de segunda-feira (16).
A Secretaria de Saúde de Bertioga informou que nesta sexta-feira (13) seguiu aplicando segundas doses e vacinando pessoas com 18 anos ou mais que realizaram agendamento no site vacinajabertioga.com.br. A pasta acrescenta que recebeu um novo lote de vacinas. Neste sábado, haverá o plantão da vacinação, das 9h às 16h, no Ginásio de Esportes Alberto Alves, somente para as pessoas agendadas.
Em Itanhaém, a prefeitura informou que recebeu os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, totalizando 4.280 doses para utilização nas primeiras e segundas doses. Neste sábado, o município realiza, das 8h30 às 16h, vacinação com a primeira dose das pessoas com 18 anos ou mais, que realizaram o agendamento por meio do site da prefeitura. As imunizações acontecem no bairro do Belas Artes, na Rua Henrique Júlio de Lima, 112, (antiga USF).
No sábado, a cidade também aplica a dose complementar, dos imunizantes da Oxford/AstraZeneca e CoronaVac no Posto Volante de Vacinação (Secretaria de Turismo), das 8h30 às 16 horas, na Rua Aécio Menucci, 281, no Centro.
VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1