Governo estadual irá publicar decreto adiando procedimentos que não são de urgência para deixar leitos livres por conta do aumento do número de casos de Covid-19. Cirurgias eletivas são suspensas por causa de aumento de casos de coronavírus
Apesar do Governo do Estado anunciar a suspensão das cirurgias eletivas, a Secretaria de Saúde de São Carlos (SP) informou que, por enquanto, irá manter os procedimentos agendados.
Segundo o governo estadual, a decisão de suspender novos agendamentos de cirurgias eletivas na rede pública particular de saúde foi tomada por conta do aumento do número de casos de Covid-19 com o objetivo de destinar mais leitos a pacientes infectados com o novo coranavírus.
A medida foi anunciada durante a coletiva de imprensa na quinta-feira (19) e será publicada por meio de decreto, ainda sem data prevista.
O governador João Doria (PSDB) realiza coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19).
Reprodução/TV Globo
Decisão diferente
Em São Carlos, porém, a determinação não será imediatamente seguida porque a taxa de ocupação dos leitos por Covid-19 na cidade está em 28%, taxa considerada sob controle.
“Enquanto nós tivermos com essa taxa de segurança pandêmica controlada, nós vamos continuar fazendo as cirurgias eletivas, continuar fazendo os agendamentos porque nós já compramos a parceria com a Santa Casa para fazer a execução dessas cirurgias”, afirmou o secretário de Saúde, Marcos Palermo.
Palermo disse ainda que haverá suspensão como foi determinado pelo estado, somente se houver um “aumento considerável nos números pandêmicos”.
Desde março, 600 cirurgias eletivas foram realizadas na cidade e, até o fim do ano, 414 estão agendadas. Mesmo assim, mais de 3 mil pessoas ainda estão na fila à espera de um procedimento.
Uma dessas pessoas é a dona de casa Beatriz Seiko Psupiya, que sofre com o desgaste no fêmur. “Eu espero que realmente eu consiga fazer essa cirurgia o mais rápido possível. Torcer não só para mim, mas para todo mundo. E que o pessoal procure se cuidar um pouco mais para não haver uma segunda onda tão grande quanto tá vindo agora”, disse.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.