Calendário estadual prevê início da campanha para moradores de 12 a 17 anos na quarta-feira (18). Expectativa da Prefeitura é conseguir acompanhar o mesmo ritmo. Prefeito de Ribeirão Preto, SP, explica novo calendário de vacinação contra a Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SP) aguarda a chegada das doses da Pfizer para começar a vacinação contra a Covid-19 em menores de 18 anos, disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em entrevista ao EPTV 2 desta segunda-feira (16). O imunizante é o único autorizado no país para esse grupo.
No estado, o calendário do Programa Estadual de Imunizações (PEI) prevê o início da campanha nessa faixa etária a partir de quarta-feira (18). A expectativa do prefeito é de que Ribeirão Preto também inicie ainda nesta semana e siga o mesmo ritmo do governo paulista.
“Se as vacinas chegarem imediatamente, nós abriremos o agendamento para organizar essa vacinação e ir vacinando para buscar, enfim, o atingimento pleno da imunização das faixas etárias da nossa população até chegar nos 12 anos”, afirmou.
Frascos com doses de vacina da Pfizer contra a Covid-19.
ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
De acordo com o calendário estadual, de quarta-feira a 29 de agosto, serão vacinados os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiências, além de gestantes e puérperas.
De 30 de agosto a 5 de setembro, são os jovens de 15 a 17 anos e de 6 a 12 de setembro, a população de 12 a 14 anos.
“Então, a tendência agora é a gente seguir adiante pra poder vacinar, à medida com que as vacinas chegarem, a população de dezoito anos pra baixo”, disse o prefeito.
Dados do Vacinômetro estadual apontam que Ribeirão Preto já aplicou 478.401 vacinas de primeira dose na população adulta, estimada em 531.829 moradores. Isso equivale a 89,95% do público.
Já as doses únicas e segundas doses foram aplicadas em 193.921 pessoas, que representam 36.46% adultos da cidade.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto