Segundo Secretaria de Saúde de Araraquara, o índice entrou em queda em 12 de outubro, mas voltou a subir nos últimos dias. Média móvel de casos de Covid-19 sobe em Araraquara
A média móvel de casos de Covid-19 em Araraquara (SP) subiu nos últimos cinco dias, segundo análise realizada pelo grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesta quinta-feira (19), a cidade registrou um óbito e 37 casos.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Araraquara, o índice estava em queda desde 12 de outubro, mas nos últimos dias voltou a subir.
Média móvel de casos de Covid-19 em Araraquara
Arte EPTV
Em 9 de novembro, o município tinha uma média móvel de 19,7 novos casos por dia. Já no dia 15, passou para 38,7 e na quarta-feira (18), a média chegou a 40,3.
A Secretaria de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, reconheceu que o relaxamento do isolamento social contribui para o aumento da contaminação.
“As flexibilizações permitem a saída das pessoas para atividades antes não permitidas com isso gerando aglomerações e aumentando a transmissão, por isso o comitê [de Contingência do Coronavírus] fica muito atento a essas flexibilizações e à possibilidade do retorno dessas medidas”, afirmou.
Ela disse que os dados mostram que a cidade continua com transmissões e, conforme o comportamento da população, o número poderá aumentar.
“Hoje, a gente vive um reflexo decorrente do feriado de finados, onde houve muitas viagens, muita aglomeração, que está refletindo nesse aumento dessa média móvel e do número de casos. O que mais nos preocupa são essas contaminações que acabam disseminando dentro das próprias famílias, um membro que se contamina, isso tem praticamente uma progressão geométrica”, disse.
A secretária ressaltou que, quando o número de casos aumenta, a prefeitura intensifica a fiscalização e campanhas de conscientização.
“Acendemos o nosso sinal de alerta, dizendo que a qualquer momento, as flexibilizações podem ser retornadas para o outro patamar, diminuindo esse processo de flexibilização”, explicou.
Reveja as reportagens do Bom Dia Cidade desta sexta-feira:
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.