Candidata à Prefeitura pelo segundo turno explicou que quer ouvir diversos setores da sociedade antes de definir situações do governo. Suely propõe a criação de uma nova secretaria para a administração. Eleições 2020: G1 entrevista Suely Vilela, candidata à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
A candidata à Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) no segundo turno, Suely Vilela (PSB), afirmou em entrevista ao G1 e à EPTV na noite desta segunda-feira (23), que fará, se for eleita, uma gestão participativa de especialistas em determinadas áreas. No entanto, a candidata reforçou que ela quem dará das decisões finais durante o governo.
Segundo Suely, a gestão será dividida em quatro eixos e pretende ouvir diversos setores sociais antes das tomadas de decisão.
“Eu não quero fazer um governo de um prefeito de gabinete. Nós queremos conhecer e atender, realmente, aquilo que a população precisa. E pra isso, nós precisamos dessas pessoas que estão nos diferentes locais. Conselhos municipais, as universidades, os empresários, os conselhos de bairro. Então, isso é muito importante, porque são eles que sofrem no dia a dia, que sabem quais são as suas demandas. E o prefeito precisa ouvir e atender a essas demandas, dentro do possível, obviamente”, disse.
Confira a apuração em Ribeirão Preto
Suely cita união com vereadores diante de base insuficiente na Câmara
Suely Vilela é professora titular da Universidade de São Paulo (USP) e foi a primeira reitora da história da universidade (2005-2009). Tem doutorado em ciências biológicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e atuou em pesquisas nacionais e internacionais nas áreas de bioquímica e farmácia. É a primeira vez que ela disputa o cargo na Prefeitura.
Ela foi ao segundo turno das eleições municipais de Ribeirão Preto com 52.266 votos, o que representa 20,72% do total. Duarte Nogueira teve 115.724 votos (45,3%).
Suely Vilela (PSB), em entrevista ao G1 Ribeirão
Vinícius Alves / G1
Nova secretaria
Dentro dessa gestão participativa, a candidata defende que a estratégia adotada no plano de governo, – de apresentar diretrizes gerais sem especificar os assuntos -, mostra uma visão ampla dos problemas, que, após debates, pode ser tornar mais detalhada.
“A nossa experiência mostra que as diretrizes gerais, como o próprio nome diz, você tem uma visão macro e essa visão macro, ela pode ser muito diferente da visão micro, que é a local, que porque você contempla especificidades. E por isso, a nossa estratégia de fazer diretrizes gerais porque as específicas você vai fazer, construir olhando cada detalhe, cada situação na prática”, disse.
Dentre as propostas apresentadas na visão macro, por exemplo, está o desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto para os próximos quatro anos, de acordo com Suely Vilela.
Para isso, a candidata propõe a criação de uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, mas não pretende extinguir outra pasta já existente no município. Segundo ela, o único gasto extra para a instalação de um novo ramo na administração está, somente, na contratação do secretário.
“Nós temos, atualmente, um departamento de desenvolvimento na Secretaria de Planejamento e temos a Coderp, que é a companhia de desenvolvimento. Então, nós vamos fazer um estudo das pessoas que já trabalham, no sentido de não haver contratações de servidores. O que nós vamos fazer é simplesmente contratar um secretário, pra que não tenhamos gastos”, explicou.
Candidata Suely Vilela (PSB) fala sobre propostas para Ribeirão Preto
Saúde
Pandemia de Covid-19
“Eu entendo que nós precisamos buscar iniciar um processo de testagem, mesmo nessa fase onde está havendo uma diminuição, para você tentar localizar de uma maneira preventiva, onde estão os principais focos de contaminação”.
Telemedicina
“Aqueles que não têm acesso a internet, eles vão fazer uma consulta presencial. As consultas presenciais vão continuar. Nós vamos contratar médicos, nós vamos fortalecer as unidades básicas saúde. (…) A telemedicina vem auxiliar nesse processo. A pandemia mostrou que isso é possível, que temos resultados efetivos. Estamos numa construção cada vez mais aperfeiçoando essa tecnologia e ela será, realmente, muito efetiva e vai auxiliar na diminuição das filas”.
Gestão tecnológica
“A tecnologia traz economia e nós vamos também, para gerar mais arrecadação para o município, nós vamos também diminuir gastos, modernizando a administração com a tecnologia da informação e tecnologia significa otimizar os recursos. Significa economia”.
Mobilidade Urbana
“O nosso compromisso, eleitor, você que está nos ouvindo, nosso compromisso é de concluir essas obras. Mesmo porque há um benefício para a população. Há um benefício para a mobilidade e gastamos cerca de R$ 500 milhões”.
Perfil político
“Alguns dizem que eu sou da esquerda, outros dizem que eu sou da direita. Na realidade, eu sou do centro. O meu partido e a minha tendência é buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas. É nessa direção que nós vamos trabalhar”.
Suely Vilela
Reprodução
Veja mais notícias das eleições no G1 Ribeirão Preto e Franca
Initial plugin text