Evento é realizado desde 2009 e só foi cancelado em 2016. Prefeitura decidiu evitar a aglomeração de pessoas na cidade. Guararema Cidade Natal
Wanderley Costa/Prefeitura de Guararema
A Prefeitura de Guararema decidiu cancelar a edição 2020 do ‘Cidade Natal’, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A tradicional decoração natalina, que é feita desde 2009, só tinha sido cancelada em 2016.
Com crise, Guararema suspende tradicional decoração de Natal
Guararema Cidade Natal atrai 500 mil visitantes e provoca aumento de mais de 50% nas vendas do comércio local
Esta seria a 11ª edição do evento, que decora a cidade e promove um espetáculo de luzes, cores e enfeites reciclados. O ‘Guararema Cidade Natal’ já chegou a receber 500 mil visitantes, movimentando o comércio e o turismo local.
De acordo com a Prefeitura, a decisão foi tomada pelo Comitê Administrativo Extraordinário Municipal da Covid-19, que entendeu que era melhor não promover a atração e evitar pontos de aglomeração na cidade.
A medida foi divulgada no último sábado (21) e segue, também, a orientação dos conselhos de Saúde, Turismo, Comércio e Serviços para diminuir a chance de proliferação do vírus, preservando a saúde dos moradores de Guararema.
Segundo cancelamento
Guararema Cidade Natal
Wanderley Costa/Prefeitura de Guararema
Desde 2009, essa é a segunda vez em que o evento é cancelado. Na primeira, em 2016, o motivo foi a necessidade de contenção de gastos pelo município. A decisão havia sido tomada depois de estudos de avaliação de impacto econômico e de entraves técnicos.
A medida gerou insatisfação entre os comerciantes. Na época, a Associação Comercial de Guararema estimou uma queda de 50% nas vendas e disse, ainda, que o comércio natalino da cidade representava quatro meses de faturamento.
Agora é assim?